Reni recorre a Brasília contra redução de cota

Dois temas que mantém a região de fronteira apreensiva vão ser debatidos hoje em Brasília: a redução da cota de compras no Paraguai, a partir da metade do ano de 300 para 150 dólares, e a criação dos free shops. O prefeito Reni Pereira (PSB) e o presidente do Codefoz, Danilo Vendrusculo, vão tratar dos dois assuntos com o ministro da Fazenda, Luís Felipe de Barros Reche, com diretores da Secretaria de Aduana e Relações Internacionais e com o senador Álvaro Dias.

No Paraná, as cidades contempladas são Foz, Barracão e Guaíra. O consenso entre empresários é de que o tema precisa ser aprofundado e mais conhecido, principalmente o teor de regulamentação que ainda deverá ser publicado. As dúvidas quanto aos setores que poderão ser integrados ao regime, como eles deverão proceder e quais deverão ser, verdadeiramente, as vantagens diante da proximidade com Cidade do Leste e com Porto Iguaçu.

“Entendemos que a implantação dos free shops deverá estimular e desenvolver a economia dos municípios fronteiriços, porém estamos defendendo também a participação de médios e pequenos empresários, permitindo a inclusão dessas pessoas que vivem do comercio local”, diz o prefeito. O gestor também pretende explicar a diretores da Receita que as consequências da redução da cota serão em toda a fronteira e poderiam representar a diminuição de visitantes, com reflexos a vários setores.

 

Fonte: O Paraná

Post recentes