O ano de 2014 fechou com alta no número de dívidas registradas no Serviço de Proteção ao Crédito no Paraná, de acordo com o Indicador FACIAP de Registro de Dívidas – IFRD. O índice apontou variação de 1,7% no acumulado do ano em comparação ao ano anterior.
Apesar de o ano iniciar com variação negativa de 0,2% em janeiro, em fevereiro o IFRD acumulou alta de 4,1% nas inclusões de dívidas. O resultado representa as dificuldades financeiras que o consumidor encontrou ao longo do ano, de acordo com o coordenador da BCF – Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito, Edson Araújo Filho. “A alta indicada em fevereiro era esperada, devido ao período em que muitas despesas se sobrepõem como material escolar, IPTU, IPVA e outros. Todavia, a queda no número de regularizações de dívidas em janeiro e a inadimplência das parcelas natalinas de 2013 assustaram o empresariado”, analisa.
Mesmo com uma leve diminuição nos registros de inadimplência ainda no final do primeiro semestre, o segundo semestre voltou a registrar com mais força, tendo seu ápice no mês de outubro, com aumento de 2,4%, e finalizou o ano com variação positiva de 1,7%. “A alta a partir do mês de julho representa a busca do empresário por tentar diminuir as perdas e induzir o inadimplente a regularizar as dívidas, trazendo de volta recursos para o caixa das empresas”, diz Edson.
Sobre a BCF
A BCF é uma rede de proteção ao crédito gerenciada pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná e conveniada ao SPC Brasil e Serasa Experian. Atualmente, 251 municípios e 27 mil estabelecimentos estão compreendidos no serviço através de Associações Comerciais e Empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas e Sindicatos do Comércio, representando a maior capilaridade em bureau de crédito no Estado.