A inadimplência no varejo paranaense se manteve em alta no decorrer de 2014, conforme explica o IFIN – Indicador FACIAP de Inadimplência. O índice abriu o ano com alta de 5,4% em janeiro em comparação ao mesmo período de 2013, sendo o resultado mais baixo do ano.
O ápice da inadimplência se deu em março, com aumento de 13,5% em relação ao acumulado do ano anterior no mesmo mês. O ano fechou com 7,7%, refletindo o impacto do ritmo de desaceleração da economia em 2014 e que tende a seguir em 2015.
O IFIN é gerado pela BCF – Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito e apresenta o resultado da análise do comportamento do comércio paranaense. Já em nível nacional, o indicador da Serasa Experian, que também faz parte do convênio da BCF juntamente com o SPC Brasil, registrou alta de 6,3% na inadimplência, considerando todos os segmentos, inclusive bancos, financeiras e cartões de crédito. “Isso significa que o indicador do varejo paranaense demonstra uma inadimplência maior que a média nacional”, afirma o coordenador da BCF, Edson Araújo Filho.
Sobre a BCF
A BCF é uma rede de proteção ao crédito gerenciada pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná e conveniada ao SPC Brasil e Serasa Experian. Atualmente, 251 municípios e 27 mil estabelecimentos estão compreendidos no serviço através de Associações Comerciais e Empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas e Sindicatos do Comércio, representando a maior capilaridade em bureau de crédito no Estado.