Faciap Jovem quer chegar a 60 conselhos em dois anos

IMG_9741

De 38 para 60 conselhos de jovens empresários em atividade no Paraná até o fim do ano de 2016. Essa é uma das metas assumidas pela nova diretoria da Faciap Jovem, eleita nesta sexta-feira durante a XXIV Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, que ocorre desde a noite de terça-feira no Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu.

O presidente eleito da Faciap Jovem é o empresário Marcelo Quelho Filho, de Londrina. Ele assume para mandato de dois anos em lugar de Cezar Couto, de Maringá. O início das atividades do encontro estadual permitiu a Cezar apresentar um relato de sua gestão. A meta preferencial das atividades foi fortalecer os conselhos e contribuir para a formação de novos líderes.

No período foram realizadas nove reuniões ordinárias, desenvolvidos projetos como o Feirão do Imposto e Empresário Sombra e criadas as cidades-polo, ação com o objetivo de estimular a formação de novos conselhos nos municípios do entorno, conforme Cezar. Ele também citou a importância da realização de visitas técnicas, que permitiram aos jovens empresários ampliar seu conhecimento sobre várias áreas do setor produtivo.

Experiências

O segundo vice-presidente do Cejesc, o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina, Gilson Bugs, apresentou a estrutura, projetos e atividades desenvolvidas no estado vizinho. O Cejesc atua em 11 regionais, tem 53 conselhos e integra 1.314 jovens. O foco central da atuação dele são liderança, representatividade, captação e geração de negócios.

O encontro contou com a presença também do presidente do Conaje, o Conselho Nacional de Jovens Empresários, Rodrigo Paolilo. Ele informou sobre um dos desafios do órgão, de fazer com que o Brasil tenha, em 20 anos, as melhores empresas do mundo. O Conaje existe há 16 anos e está presente em 23 estados.

O movimento nacional integra 36 mil jovens, que disseminam vários projetos. Entre eles dois focam na divulgação do empreendedorismo, são o Empreendedor do futuro e um trabalho que alcança 200 mil alunos de escolas públicas e particulares. O Conselho ainda desenvolve concurso nacional de estímulo e reconhecimento a startups e outro em formatação, que deverá iniciar atividades em 2015, que é a Universidade Conaje, que terá cursos de alto rendimento.

 

Cases e metas

Três cases de Conselhos Jovens (Cascavel, Toledo e Maringá) foram apresentados durante a reunião em Foz. O de Cascavel foi apresentado pelo presidente do CJE, Renan Simões Tonin, que informou sobre os resultados alcançados pelo Balcão de Negócios. ‘Por meio dele, os conselheiros aprendem sobre nichos de mercado, ampliam suas redes de contatos e de negócios”, afirmou.

O novo presidente da Faciap Jovem, Marcelo Quelho Filho, disse que uma das suas metas será contar com pelo menos cinco conselhos ativos em cada uma das 12 coordenadorias da Faciap. “Assim, alcançaremos pelo menos 600 jovens integrados ao projeto”. A proposta dele é, em parceria com seus diretores e jovens empresários, fortalecer ainda mais atuação junto às associações comerciais e nas suas respectivas comunidades.

Post recentes