Representantes do movimento jovem de todo o Brasil e da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) estiveram reunidos, em Fortaleza, no Ceará, a fim de discutir propostas de atuação, definir estratégias de ações e debater assuntos de melhoria e fomento à cultura empreendedora no País. A 71ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Conaje foi realizada entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, dentro da programação do 20º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, no hotel Vila Galé, na capital cearense.
Na pauta de debates, um balanço das ações já realizadas neste ano, como Feirão do Imposto, Dia de Liberdade de Impostos e Semana Global de Empreendedorismo, além do status e próximas ações para programas promovidos pela entidade, como o Minha Primeira Empresa, o Agrojovem e o Empreendedores do Futuro.
Estiveram presentes no evento os representantes da FACIAP Jovem, Cezar Couto, presidente da gestão 2012-2014 e Marcelo Quelho Filho, presidente eleito para a próxima gestão da FACIAP Jovem, 2014-2016.
Durante os trabalhos, o presidente da CONAJE, Rodrigo Paolilo, elogiou a atuação do interior do Paraná no Programa Empresário Sombra por Um Dia, realizado em oito cidades do Estado e com mais de 100 jovens envolvidos. “A FACIAP Jovem tem todo o nosso apoio. Vocês possuem uma oportunidade histórica, e certamente a farão bem feito. Contem com a CONAJE, pois vamos escrever esta história juntos”, afirmou Paolilo.
Parcerias
Além das ações da entidade, a 71ª AGO da Conaje foi palco também da assinatura de convênios com entidades parceiras, como a Fundação Estudar, o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e a metodologia OPEE – que foi mais uma vez renovada para ser continuada no programa Empreendedores do Futuro. Representando estas entidades estiveram presentes na reunião o ex-bolsista da Fundação Estudar, Leonardo Esmeraldo; o presidente do Ibmec, Thomás Tosta de Sá; e o diretor geral da metodologia OPEE, Maurício Barreto.
Simara Grecco, coordenadora no Brasil da Global Entrepreneurship Monitor (Monitoramento Global da Atividade Empreendedora), também esteve presente na assembleia, destacando a pesquisa do perfil do jovem empreendedor brasileiro, que motivou a organização a convidar a Conaje a participar da pesquisa global. Outro convidado presente foi o coordenador de Parcerias e Alianças do programa Start-UP Brasil, Heygler de Paula, que se colocou à disposição dos Estados para estreitar ainda mais a relação com a Conaje e fortalecer o ambiente das startups – geralmente empreendidas por jovens – no País.
Para Rodrigo Paolilo, presidente da Conaje, são parcerias que demonstram que a entidade tem atuado de forma coerente e atuante junto aos diversos atores da cena empreendedora do Brasil e do mundo. “Estamos muito gratos e felizes pela confiança que está sendo depositada em nossos jovens e o cenário econômico só tem a ganhar com isso. A Conaje está fazendo história no Brasil, conhecendo a fundo o jovem empreendedor e buscando alternativas para formar novos líderes comprometidos com o futuro do nosso País”, complementa.
20º Congresso de Jovens Empreendedores
Paralelo à realização da AGO, Fortaleza também recebeu a 20ª edição do Congresso Nacional de Jovens Empreendedores. O presidente da Conaje, Rodrigo Paolilo, participou da solenidade de abertura, que contou ainda com a presença do Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Josbertini Clementino; do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Ferraro; da presidente da Federação Iberoamericana de Jovens Empresários, Carolina Valente; do presidente da Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece), Daniel Furlani; do coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza), Marcelo Paz; e do coordenador do evento, Carlos Ernesto Holanda.
Nesta edição, o congresso recebeu importante palestrantes do setor econômico nordestino e brasileiro, como o co-fundador da Azul Linhas Aéreas, Mark Neeleman; o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça; e a coordenadora de Marketing da rede Pague Menos, Patriciana Rodrigues; entre outros, que apresentaram cases de sucesso e contaram parte de sua história empreendedora, inspirando jovens a correrem atrás de seus sonhos e trabalhar com dedicação em sua próprias empresas.
O Congresso recebeu ainda a 2ª edição do Concurso Nacional de Startups, realizado pela Conaje, em parceria com a Anjos do Brasil, ABStartups e Brazil Innovators, que consagrou a startup goiana Tippz Mobile, de Vandré Sales, como a grande campeã do concurso de 2014. Ainda entre os vencedores, as startups paulistas PluriCell Biotech e Bright Photomedicine, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Conaje