Empresários do Nugahtur vivem expectativa de evento cultural

image

 

De 12 a 30 de julho de 2015 Francisco Beltrão vive a terceira edição do Festival Internacional de Música Sonata. Em 2013 e 2014 o evento movimentou toda a cidade, com a apresentação de concertos, corais e oficinas em auditórios, praças e parques. E este ano a programação promete ser ainda melhor, visto que atrações internacionais estão confirmadas, como a do cantor lírico Carlo Colombara, o violinista Elio Orio – diretor do Conservatorio di Musica Antonio Buzzolla di Adria (Itália) – e a pianista Nicoletta Olivieri. Para este ano serão organizadas apresentações ao ar livre, em empresas e diversos outros locais. Na abertura do evento, dia 12, está confirmada a apresentação da orquestra filarmônica da Cesumar de Maringá. Os interessados podem ficar por dentro da programação seguindo a página oficial do Festival Internacional de Música Sonata na rede social Facebook.

Marli Passaia, ex-coordenadora do Nugahtur e proprietária do Restaurante Ítalo vê com bons olhos a realização do Festival. Ela destaca que é necessário haver mais ações culturais para fomentar a comercialização nas praças de alimentação de Beltrão. “Temos que estar preparados para recepcionar os visitantes desse Festival, é um público diferente que vêm de outras cidades. Penso que já estamos bem preparados para atender essas pessoas. Importante destacar nosso município é referência em gastronomia no Paraná e precisamos de mais público em nossos estabelecimentos”, reforça Marli. “Beltrão ainda é carente em eventos que mobilizem um grande público”, finaliza.

O ramo hoteleiro também se aquece nos períodos em que acontecem os eventos culturais na cidade. Há inclusive hotéis em Beltrão com restaurantes que atendem à noite e muitas pessoas desconhecem ou frequentam esses locais. João Carlos Rodrigues, proprietário do Hotel Província, avalia a realização do Festival. “Esse evento é positivo, pois além do retorno financeiro, tem o retorno cultural que ajuda a desenvolver o município. Vejo aqui no hotel que os hóspedes percebem quando tem uma movimentação diferente na cidade e pedem o que está acontecendo. Acredito que todo evento mexe com a economia local.”

Concurso Gastronômico

Desde 2013, o Núcleo de Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Nugahtur) da Associação Empresarial (Acefb) organiza o Concurso Gastronômico Nugahtur, onde os apreciadores da culinária desenvolvem pratos que geralmente são feitos em casa e são servidos para a família. No concurso, realizado em parceria com o Senac, uma comissão de jurados, geralmente empresários do setor gastronômico, avaliam os participantes. Detalhe: não é permitido participar profissionais de gastronomia. O concurso é realizado dentro da Semana do Sabor, que em 2015 terá sua 6ª edição.

Papel do Nugahtur na sociedade

De acordo com seu regimento interno, o Nugahtur tem por finalidade o aprimoramento da classe empresarial desse setor no que se refere a atividade gerencial, além de fortalecer o segmento e o aperfeiçoamento técnico de seus nucleados. Marta Behne, coordenadora do Nugahtur e proprietária da Luthi Pizzaria sugere a realização de mais atrações musicais na cidade. “A expectativa é muito boa para esse Festival. Sugiro ainda que outros eventos ao longo do ano sejam realizados em restaurantes e pizzarias de Beltrão. Com certeza o público vai prestigiar.”

Principais objetivos do Nugahtur

Qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos; potencializar o crescimento das empresas nucleadas; integrar as empresas desse setor de forma ética e fortalecedora; criar uma representatividade do núcleo perante os órgãos públicos; melhorar e qualificar o processo de atendimento nos estabelecimentos nucleados, através de treinamentos e trocas de experiências e fomentar a entrada de novas empresas ao núcleo setorial.

 

Fonte: Imprensa Acefb

Post recentes