O Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem), vinculado à Acit, recebeu na manhã de terça-feira (17) o diretor de Gestão e Finanças da empresa IntellTech Tecnologias Inteligentes e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Antônio Carlos Zandoná.
Ele participou do ‘Empresário em Foco’, projeto do Cojem que traz empresários e empreendedores para que relatem suas experiências no mercado de trabalho, servindo de exemplo aos jovens conselheiros que integram organizações como titulares, sócios, administradores ou ainda representantes legais.
Na ocasião, Zandoná tratou sobre perspectivas presentes no dia a dia de um empreendedor de sucesso. O foco principal do encontro foi o tema oportunidade. “No atual momento da economia, o que não faltam são oportunidades. É sair do comum e estabelecer conceitos e tratativas pensando nas necessidades dos clientes e como essa demanda pode ser atendida”, explica.
“Passei aos conselheiros uma pergunta que deve ser feita diariamente. Qual o problema do cliente que quero resolver? Assim, é preciso buscar, aperfeiçoar e desenvolver produtos e serviços com foco no consumidor, investindo sempre em diferenciais para ganhar espaço no mercado”, relata Antônio Zandoná.
Segundo o empresário, a ideia foi plantar uma semente de sugestões aos jovens empreendedores do Cojem. “Que eles façam algo além do que já está sendo feito e não fiquem parados no tempo. Se outras empresas estão crescendo e fazendo a diferença, porque não se mobilizar e também fazer? Tudo é uma questão de comportamento empreendedor que deve ser aplicado todos os dias”, ressalta.
O presidente do Cojem, Lucas Jacob, reforça que o momento foi de aprendizado e conhecimento. “Tivemos contato não só com conceitos teóricos de gestão, mas sim com relatos de como as coisas funcionam na prática. A apresentação foi muito proveitosa ao grupo, ao final houve tempo para perguntas e ficou aberta a oportunidade de uma futura visita técnica à empresa do consultor Antônio Carlos Zandoná”, relata.
Lucas Jacobs avalia que a experiência do empresário pode auxiliar os jovens empreendedores. “São anos de trabalho acompanhados de resultados. É necessário além de ideias inovadoras e soluções, criar uma boa gestão de equipe com interação com as novas gerações no mercado de trabalho e cargos de liderança sendo ocupados por profissionais multidisciplinares”, conclui.