Centro de Rondon terá horário regulamentado de recolhimento de lixo reciclável a partir de segunda-feira

SONY DSC

A partir da próxima segunda-feira (20), a área comercial do centro de Marechal Cândido Rondon passará a ter horário regulamentado de recolhimento do lixo reciclável. O anúncio foi feito na manhã de hoje (16) pela diretora-presidente da Codecar, Amélia Grams, e pela coordenadora da Cooperagir, Margareth Hofstaetter, em reunião na Acimacar, da qual participaram o presidente da entidade, Paulo Rodrigo Coppetti, a vice-presidente para Assuntos do Comércio, Carla Rieger Bregoli, e a gerente Ida Lorena Roehrs.

O recolhimento de materiais recicláveis descartados pelas lojas e residências, como papelão, plástico e isopor, será de segunda a sexta-feira, a partir das 18h00. Esta nova regulamentação do serviço será válida para a região situada entre a Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Sergipe; e entre a Avenida Maripá e a Rua Dom João VI. Além disso, a medida é válida para a extensão da Avenida Rio Grande do Sul, no trecho entre a Avenida Irio Welp e a Rua 22 de Abril; bem como para a Avenida Maripá, no trajeto entre a Avenida Rio Grande do Sul (Rotatória da Bandeira) até a Rua Ceará.

Segundo explicam Amélia e Margareth, essa regulamentação tem como objetivo melhorar o serviço de coleta do material reciclável e, principalmente, evitar que o lixo se espalhe pelas ruas e calçadas, como vem ocorrendo frequentemente. Mas para que isso funcione de forma correta, é preciso a colaboração, principalmente, das empresas. Ou seja, solicita-se que estas depositem o material descartado ao final da tarde, para que logo após ele seja coletado pelos agentes ambientais da Cooperagir.

Além disso, uma vez que está estabelecido um horário de coleta do lixo reciclável de segunda a sexta-feira nessa região da cidade, as empresas e moradores ficam proibidos de descartar estes materiais nos finais de semana. Com isso, pretende-se evitar situações lamentáveis como a ocorrida durante o domingo de Páscoa, quando em vários pontos do centro de Marechal Cândido Rondon havia grande quantidade de lixo, originado pelo comércio, espalhado pelas ruas e calçadas.

A regulamentação da coleta do material reciclável recebeu todo o apoio da Acimacar. Segundo o presidente Paulo Rodrigo Coppetti, a associação comercial vai solicitar aos empresários que colaborem com a Cooperagir e a Codecar nessa medida que está sendo tomada para embelezar o centro da cidade, beneficiando desta maneira as próprias empresas.

Além de campanhas de informação e conscientização, a Codecar, Cooperagir e Acimacar vão criar uma comissão que irá acompanhar o cumprimento da regulamentação. As empresas que desrespeitarem serão convidadas a participar de uma reunião.

Por outro lado, a Codecar informa que o recolhimento do lixo orgânico continua sendo feito diariamente na área central da cidade, sempre no início da manhã.

 

Fonte: Imprensa Acimacar

Post recentes