Cases de sucesso em destaque no segundo dia do Encontro do Empreender

DSCN1769

Nesta quinta-feira (7), no segundo dia de atividades do Encontro Estadual do Empreender, no Recanto Cataratas Thermas, Resort e Convention, em Foz do Iguaçu, cases de sucesso de empresas e Núcleos Setoriais foram o destaque da programação. O programa, que é desenvolvido pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná em parceria com o Sebrae/PR, visa desenvolver as empresas a partir da formação de Núcleos Setoriais em seus municípios. Com o tema “Potencializando os Resultados das MPEs”, o evento tem como objetivo fortalecer a cultura de cooperação entre empresas para a melhoria efetiva de seus resultados financeiros e de gestão.

Duas empresas que foram premiadas pelo prêmio MPE Brasil mostraram, no encontro, como a aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) se tornou um diferencial na gestão. O empresário Edilson Backes, da empresa Junsoft Sistemas, de Toledo, venceu a etapa nacional do prêmio neste ano. Ele destacou a importância do trabalho de valorização e retenção de talentos da geração Y – à qual pertence a grande maioria dos 40 colaboradores – e a participação das famílias dos funcionários, o que, dentre outras ações, resultou na conquista de 600 clientes e cerca de 4 mil usuários das ferramentas oferecidas pela Junsoft. “Trabalhamos com produtos voltados aos segmentos industrial, gastronômico, indicadores, dentre outros, e de início tínhamos dificuldades em relação à definição de metas. O grande benefício da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão foi a melhoria financeira e da qualidade de nossos produtos, além da inserção dos colaboradores no poder de decisão da empresa”, afirmou Backes, salientando que hoje, após 12 anos de atuação, a Junsoft vem crescendo de 30% a 35% ao ano.

O empresário José Roberto Mazzarella, da imobiliária Espaço III, de Medianeira, falou sobre o MEG como um definidor de nortes para a empresa. De acordo com ele, diversas ações de melhoria foram implantadas para a conquista da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil em 2013. “Aprendemos a atuar com diferentes pilares de sustentação: pessoas, clientes, processos, mercado e inovação, e incluímos 41 processos de mudança, como pesquisas de clima organizacional, treinamentos internos, pesquisas pré-venda, regulamentação interna, ações sociais e ambientais, além de passarmos a atuar também nos Estados Unidos, aonde temos atualmente um mercado forte em imóveis”, contou. Essas ações tiveram como resultados melhor eficiência no fluxo de caixa, menor inadimplência, diminuição do índice de reclamação de clientes, entre outros.

Gestão de Núcleos Setoriais

A ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá apresentou, durante o Encontro, o modelo de gestão dos Núcleos Setoriais locais. Atualmente, há 42 Núcleos ativos, somando mais de 500 empresas atendidas, resultado de um trabalho desenvolvido com foco nas demandas e na autonomia dos Núcleos.

Segundo o vice-presidente da ACIM para assuntos de micro e pequenas empresas, Michel Felippe Soares, houve uma mudança de estratégia na atuação do programa. “Passamos a trabalhar com a prestação de serviços de consultores locais terceirizados, que recebem seus honorários de acordo com os Núcleos Setoriais com os quais trabalham”, contou.

Um destaque é o Núcleo Setorial de Revendedores de Gás, que buscou pela legalização das empresas do ramo no mercado, o que resultou na assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta por parte dos empresários e em fiscalizações da ANP – Agência Nacional do Petróleo. Hoje, como resultado da ação, 98% do mercado em Maringá está legalizado.

Outro Núcleo apresentado foi o de Nutricionistas, que recentemente lançou o site www.alimentemaringa.com.br, que traz as ações das 15 empresas participantes, além de dicas para qualidade de vida a partir da boa nutrição.

Empreendedorismo, Motivação e Resultados

Quem encerrou o Encontro Estadual do Empreender foi o palestrante Robson Dutra, que abordou o tema “Empreendedorismo, Motivação e Resultados”. Ele ressaltou a importância do treinamento contínuo, além da colocação adequada de cada colaborador na empresa para que a equipe se sinta valorizada e traga bons resultados, além do trabalho do gestor no conhecimento e integração com os clientes.

Post recentes