Na programação da XXIV Convenção Anual da FACIAP, em Foz do Iguaçu, a BCF – Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito realizou o painel técnico com a presença dos superintendentes da Serasa Experian, Rafael Pebé, e do SPC Brasil, Nival Martins. A Base, que realiza o serviço de proteção ao crédito em todo o Paraná, atualmente conta com 250 entidades e alcança em 2014 a marca de 7.300.000 consultas no ano.
O destaque do encontro foi a apresentação do atual panorama do Score, que trabalha com a classificação estatística de consumidores a partir do seu perfil socioeconômico. Pebé mostrou que o serviço, ainda pouco difundido no Brasil, é uma tendência mundial. “Estamos vivendo um cenário amplo de economia de crédito e precisamos de padronização. Com a propagação do Score, os serviços de bureau de crédito passam a ter um melhor posicionamento, entendendo de maneira mais profunda o papel do consumidor neste panorama”, afirmou.
Nival relatou sobre a decisão do STJ acerca do Score, que foi favorável mas que ainda não requer uma análise mais detalhada do texto da decisão, para evitar que o serviço seja disponibilizado e eventualmente venha um novo questionamento jurídico. Os advogados farão a análise completa e darão um parecer sobre necessidade ou não de ajustes na forma de disponibilizar as informações. Entretanto, é fato o entendimento de que o score é legal para fins de avaliação de crédito.
O gerente nacional de negócios do SPC Brasil Ronaldo Guimarães realizou palestra sobre Venda Consultiva, demonstrando a nova maneira dos serviços de proteção ao crédito com os usuários do serviço. Na sua avaliação, as vendas serão consultivas, ou seja, serão os SPC’s que consultarão os empresários sobre suas necessidades e não mais os empresários que buscarão o que imaginam necessitar. Por isso, entender e utilizar o modelo de ciclo de negócios é fundamental para atender bem às necessidades das empresas. O modelo de ciclo de negócio baseia-se em 4 visões: Prospecção, Análise de Crédito, Gestão da Carteira e Cobrança e Recuperação.
O painel técnico da BCF também trouxe o depoimento da ACIT – Associação Comercial e Industrial de Toledo, através do executivo Marcel Sarturi, e da ACEFB – Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão, através do executivo Joares Ribeiro. “Tivemos um longo período de preparação para aderir à Base. Em abril deste ano, fomos à campo com estratégias para atingir quem é e quem não é associado. Visitamos empresas e acabamos por conquistar grandes empresas-âncora na oferta do serviço e vemos uma grande evolução mês a mês”, ressaltou Joares.