A quantidade de dívidas registradas no SPC em 2015 foi 2,4% maior do que em 2014, apontou o Índice de Registro de Dívidas da Base Centralizadora Faciap. O indicador é divulgado pela BCF – Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito, a base de dados com maior abrangência do Paraná. Um dos grandes motivadores do resultado foi a dificuldade do varejo paranaense em receber as parcelas de venda a prazo.
“A partir do segundo semestre vemos muito claramente uma crescente, levando o varejo à alternativa de negativar o consumidor. Não é isso o que o comércio deseja, mas é a realidade da economia do país”, analisa o vice-presidente da FACIAP para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.
O IFRD – Indicador Faciap de Registro de Dívidas indica a variação do volume de regularização de dívidas no varejo, acumulado no ano em relação ao ano anterior, com informações da maior rede de proteção ao crédito do Paraná, a BCF – Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, conveniada ao o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e à Serasa Experian. A BCF é formada por 251 cidades paranaenses, presentes nas Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas.