Trabalho voluntário é a vontade de fazer e a oportunidade de servir, a partir de talentos individuais, para solucionar problemas e transformar o mundo em um lugar melhor. Foi com este ‘convite’ que a especialista em Recursos Humanos Adriana Pierini abriu a palestra “Programa de Capacitação de Voluntários”, nesta terça-feira (dia 7), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).
“O voluntário é uma pessoa de atitude que prefere escrever o seu futuro a seguir uma história que outra pessoa está escrevendo”, descreveu Adriana para sensibilizar os presentes com interesse e tempo de realizar ações voluntárias, para atuar em entidades do terceiro setor como Noroeste Garantias, Conselho Comunitário de Segurançade Maringá (Conseg) e Observatório Social de Maringá.
A especialista,pós-graduada em Marketing e Comportamento Organizacional e Multiplicadora Voluntária do Movimento Nacional da Cidadania e Solidariedade, explicou que são inúmeras as formas de contribuir e somar esforços.
“Existe o voluntário ‘mão na massa’ (que executa as tarefas), o que atua como relações públicas fazendo a articulação e mobilização de pessoas, o consultivo e o especialista que atuam nos bastidores e contribuem com conhecimento técnico. E ainda o on-line, que executa tarefas de qualquer parte do planeta por meio da internet”, lista.
Adriana lembrou ainda que o voluntariado é um trabalho com regras, normas e deveres próprios e com uma característica muito especial. “É feito em prol de uma causa na qual o voluntário deposita sua esperança, seu desejo e força para mudar o mundo, o país, a cidade, a rua, a situação”.
Além de contribuir para a construção de um mundo melhor, o voluntariado é uma experiência enriquecedora para quem pratica. Luiz Ajita e Jefferson Nogaroli, presidentes do Conselho de Administração do Sicoob Metropolitano e do Sicoob Central Unicoob, respectivamente, garantem que a experiência vale a pena. Em depoimentos, os dois definiram o trabalho voluntário como um aprendizado que ajuda no crescimento pessoal e profissional.
Na sequência, os presidentes das três entidades promotoras da palestra apresentaram o trabalho de cada uma e a demanda por voluntários. Everaldo Belo Moreno foi o primeiro a falar sobre aNoroeste Garantias, entidade criada para apoiar micro e pequenos empresários por meio de linhas de créditos.
Na sequência, Rosa Fátima dos Santos detalhou as ações do Observatório Social na fiscalização das contas públicas. Depois foi a vez do coronel Antonio Tadeu Rodrigues, que preside o Conseg, falar sobre o voluntariado na área de segurança em Maringá.
Os interessados em conhecer mais sobre as entidades e serem voluntários podem procurar o Conseg (3025-9647), Observatório Social (3025-1282) ou Noroeste Garantias (3023-2283).
Fonte: Imprensa ACIM