O empresário e consultor Amauri Crozariolli fez palestra, na noite de terça-feira, na Acic, no encerramento das atividades do treinamento sobre Sustentabilidade das Aces, voltado a executivos a colaboradores do departamento de vendas de associações comerciais da região. Amauri abordou sobre conceitos gerais que podem contribuir para fortalecer empresas e entidades de classe, principalmente em uma época em que eficiência e competitividade são diferenciais de peso.
Um dos aspectos mais trabalhados por Amauri foi sobre estar atento e conectado às mudanças. “É preciso identificar os movimentos, que às vezes são sutis, e acompanhá-los”. Uma empresa e uma entidade precisam, para seguir o veloz ritmo ditado pela atualidade, estar focadas em capacitações contínuas, na adoção de formas cada vez mais eficientes de gestão e antenadas às exigências do mercado.
A sustentabilidade é um termo cada vez mais abrangente e que passa a estar associado ao cotidiano das empresas, independentemente do porte e do ramo. O conceito está associado não apenas à adoção de cuidados de preservação, mas de um conjunto de atitudes responsáveis, que economizam e potencializam negócios.
Amauri também informou que uma lógica mercantil mais antiga, nem por isso menos importante, precisa ser valorizada e exaustivamente utilizada. Ele se refere sobre o trabalho em equipe e da relevância da união, a partir da soma de virtudes e talentos para a construção de um projeto maior, no qual todos sejam devidamente beneficiados e alcançados.
As atividades do Sustentabilidade das Aces foi aberto pela gerente comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Claudia Motta Pechim, que repassou dicas para o fortalecimento das entidades e das empresas associadas. “Todos que participaram, e foram mais de 25 associações comerciais da região representadas, puderam aprender muito e terão novos elementos para ampliar o alcance de suas entidades e das empresas filiadas”, conforme o presidente da Caciopar, Sergio Antonio Marcucci.
Deliberativo
A exemplo do treinamento, outra atividade desenvolvida na terça-feira integra o planejamento estratégico da gestão 2014/2016 da Caciopar. O presidente do Conselho Deliberativo, Reni Fernande Felipe, comandou encontro de membros do órgão, fundamental ao bom andamento das atividades da Caciopar. Entre outros aspectos, Reni informou sobre mudanças de pontos do estatuto da Caciopar, contemplando os cargos de presidente, vice e secretário do Conselho.
Os conselheiros foram informados também sobre o papel da diretoria e de colaboradores no êxito das entidades e Reni ainda compartilhou aspectos da ação do Conselho. Um deles é a comunicação a cada presidente que assume uma Ace, cuja inserção como membro do Conselho Deliberativo da Caciopar se dá automaticamente – permanece durante a vigência de sua gestão.
Fonte: Caciopar