Ministro Eduardo Braga abre 2º Seminário de Energias Renováveis

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, abrirá o “2º Seminário Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná”, que tem como um dos organizadores o Programa Oeste em Desenvolvimento, no dia 19, às 19h, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Participam também da cerimônia de abertura o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek; o secretário do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Sílvio Barros e o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

As atividades voltadas a estimular o uso de recursos energéticos renováveis nas propriedades do Oeste para promover o desenvolvimento ocorrerão paralelas à “Conferência Internacional Smart Energy – Energias Inteligentes”. Considerado o maior sul do Brasil, o evento, cujo objetivo é aproximar avançadas soluções tecnológicas aplicadas às questões de smart snergy, tradicionalmente realizado em Curitiba, pelo segundo ano acontecerá em Foz do Iguaçu.

A Smart Energy reunirá mais de 800 pessoas entre especialistas nacionais e internacionais, empresários, gestores e membros de agências e entidades de governo, fabricantes e fornecedores, pesquisadores, professores e estudantes para debater cenário, mercado, evolução tecnológica, regulamentação, desenvolvimento de negócios e políticas públicas sobre as energias inteligentes. 

Seminário

Segundo o representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Oeste em Desenvolvimento, Augusto Stein, hoje, dois dos principais entraves para ampliar o crescimento das quatro cadeias produtivas da região – o pescado, a avicultura, a suinocultura e leite – é a logística e a instabilidade da energia na área rural, a qual deixa os produtores inseguros para investir. No verão, por exemplo, poucos minutos sem eletricidade pode causar centenas de mortes de aves. A produção de frango anual na região chega a 1 milhão de toneladas.

No entendimento dele, a partir do uso de energias renováveis, seria possível melhorar esse fornecimento de energia e utilizar os dejetos dos próprios animais para produzir combustível limpo e barato, reduzindo os custos com o transporte. “Queremos estimular os produtores do Oeste a utilizar as energias renováveis de produção local. Para isso, precisamos apresentar propostas factíveis”, explicou.

Uma das formas de transformar esse uso em realidade que será apresentada durante o seminário é fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação voltados para as fontes de energias renováveis, bem como identificar as linhas de créditos para potencializar os agentes fomentadores e financiadores. “Acreditamos que uso de energias renováveis como o biogás, a solar e PCHs seja um dos fatores fundamentais para desenvolver o território”.

Além da programação técnica de palestras, haverá uma Feira de produtos e serviços.

O seminário, que tem o Programa Oeste em Desenvolvimento como um dos promotores, através da Câmara Técnica de Energias Limpas e Renováveis, e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é realizado pelo Sebrae e Paranametrologia e tem o apoio de instituições como Itaipu Binacional, CIBiogas-ER, Copel entre outros.

Mais informações no site: http://smartenergy.org.br/2015/index.php

 

Fonte: Caciopar

Post recentes