José Dirceu tem título de cidadão honorário revogado

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei que revoga o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido ao ex-ministro José Dirceu, na sessão plenária realizada nesta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná. A proposição de nº 618/2015, do deputado Felipe Francischini, passou em primeiro turno com 23 votos favoráveis e 5 contrários, sendo registradas 6 abstenções. A matéria retorna ao Plenário nesta quarta-feira (18), em segunda discussão.

Segundo Francischini, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil do Governo Lula, que cumpre pena por participação no escândalo do “Mensalão” e também está sob investigação por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobrás, não se enquadra mais nos preceitos exigidos para a concessão da honraria. O projeto revoga a Lei estadual nº 14.038/2003, que concedeu o título de Cidadão Honorário.

Para o presidente da FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Guido Bresolin Junior, a revogação representa um ato favorável à democracia: “estamos liderando nas Associações Comerciais a coleta de assinaturas ’10 Medidas contra a Corrupção’, o que se trata de uma ação a favor do Brasil. Além disso, a partir de reconhecimentos como o ocorrido hoje na Assembleia, nossa sociedade se mostra cada vez mais preocupada com o seu desenvolvimento”, afirma.

Post recentes