Invasões de terra, direito à propriedade e riscos à paz no campo em pauta quinta

As consequências das invasões de áreas produtivas e a omissão aos mandados de reintegração de posse serão alguns dos temas em debate em evento regional na noite desta quinta-feira, às 18h30, na Acic, em Cascavel. Há anos a região, uma das que mais produzem no País e que tem mais de 75% de suas propriedades rurais de mini e pequeno portes, é alvo da ação de indígenas e do Movimento Sem-Terra. Diante da leniência de setores públicos e do próprio Estado, os riscos de instabilidade no campo se agravam.  Há mais de cem mandados de reintegração expedidos pela Justiça e não cumpridos no Paraná.

O assunto trará a Cascavel líderes políticos, representantes de entidades de classe e produtores rurais de várias regiões, inclusive dos municípios mais diretamente afetados pelas invasões, como Guaíra, Terra Roxa e Quedas do Iguaçu. Além de debater, o encontro da noite desta quinta-feira extrairá documento no qual serão feitos apontados do desrespeito à lei e à Constituição e as suas consequências e desdobramentos. A organização do encontro é da Caciopar em parceria com entidades organizadas dos mais diversos setores do interior do Paraná.

Presenças

O presidente da Subseção da OAB em Cascavel, Juliano Murbach, vai falar sobre Direito à propriedade – visão jurídica. Depois, o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, informará sobre mapeamento indígena no Oeste e Comissão da Verdade. O presidente da Aciqi de Quedas do Iguaçu, Reni Fernande Felipe, e o sócio-proprietário da Araupel, Tarso Giacometti, informarão sobre o clima de instabilidade provocado pelas recentes invasões do MST a propriedades da empresa em Quedas e em Rio Bonito do Iguaçu, as duas já com reintegrações de posse expedidas pela Justiça.

A pauta seguirá com a exposição do presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais Patronais do Oeste, Paulo Orso, sobre Direito à propriedade – questão indígena. O tema será aprofundado também por Ermínio Vendruscolo, da Ong Dip, e pelo presidente da Caciopar, Sergio Marcucci. Informações adicionais podem ser conseguidas pelos telefones (45) 3321-1449, com Rosane Ferreira, e 3321-1432, com Rosana Lovo.

 

Fonte: Caciopar

Post recentes