O Indicador FACIAP de Inadimplência Acumulada de 2015, confirmou o aumento de dívidas acumuladas registradas na Base Centralizadora FACIAP de Proteção ao Crédito (BCF), que conta com informações de todo o Paraná em parceria com o SPC Brasil e Serasa Experian. O indicador fechou com aumento de 10% em relação a 2014.
“Foi um ano difícil. O volume de intenções de compras a crédito caiu, o varejo apertou mais o filtro da avaliação de crédito, na tentativa de dar crédito de forma mais responsável e consciente, e mesmo assim a inadimplência no varejo cresceu 10% mais do que no ano de 2014, que já teve uma inadimplência 6,8% maior do que em 2013”, afirma o coordenador da BCF, Edson Araújo Filho.
O Indicador Faciap de Inadimplência (IFIN) indica a variação de crescimento na quantidade efetiva de dívidas registradas pelo varejo no ano, acumulado mês a mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, a partir de informações da maior rede de proteção ao crédito do Paraná, a BCF, conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil e à Serasa Experian. A BCF é formada por 251 cidades paranaenses, presentes nas Associações Comerciais e Câmara de Dirigentes Lojistas.