Duas empresas de tecnologia sediadas em Francisco Beltrão, na região sudoeste, estão experimentando o início de uma parceria promissora, que já entrou para o rol da cobiçada Sony PlayStation. Trata-se da AdHoc 3D Productions e da Cisterlabs, ambas integrantes do NUBETEC – Núcleo Setorial de Tecnologia do programa Empreender da ACEFB – Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão.
A AdHoc 3D Productions e a Cisterlabs têm atuado em segmentos tecnológicos diferentes, porém complementares. Enquanto a segunda é uma empresa que trabalha com sistemas sob demanda e customizados, da qual é proprietário o empresário Bernardo Brandão – primeiro presidente do NUBETEC, a primeira atua na produçã o 3D, desde vídeos, animações, entre outros materiais, cujo proprietário é o empresário Elois Rodrigues – que também já foi presidente do Núcleo. Rodrigues conta que a parceria teve início em 2013. “Nos unimos para o desenvolvimento de um projeto, sobretudo inovador, que era o desenvolvimento de um jogo em ambiente 3D para plataformas de computador e consoles de vídeo game”, conta.
Após a ideia inicial, a dupla apresentou o projeto a alguns empresários do município para avaliar o potencial interesse no investimento para o desenvolvimento do jogo, visando no futuro a remuneração valorizada por vendas do produto resultado do projeto. O resultado foi mais que satisfatório: “conseguimos a atenção de nove investidores locais, que contribuem mensalmente com um valor que consegue ajudar nos custos dos trabalhos. Isso nos permitiu compor uma equipe e de forma estratégica nos motivou a unir as duas empresas em uma mesma sala, assim nos aproximando mais ainda no projeto”, destaca Rodrigues.
Como resultado, o ZombieZoid – Zenith é um jogo de ação em terceira pessoa no qual você embarca em uma jornada ao lado do personagem Arthur para resgatar sua namorada. A ideia, de acordo com os empresários, surgiu da necessidade de lançar um jogo para consoles e computador que atendesse ao público infanto-juvenil, pois até então a grande maioria dos títulos com o tema eram de extrema violência.
Após trabalharem as primeiras fases do jogo, em maio de 2014 as duas empresas participaram do evento BIG Festival – Brasil Independent Game Festival, em São Paulo, cuja participação foi essencial. “A participação nos fez mudar os rumos dos trabalhos, visto a qualidade do que estávamos fazendo. Utilizamos neste período várias abordagens qualitativas, apresentando o jogo em feiras, lanchonetes e até mesmo em festas infantis de familiares.
No BIG Festival fizemos alguns contatos que nos abriram portas para o programa de incubação da Sony PlayStation”, comenta Brandão. No dia 29 de Setembro de 2014, após várias avaliações e assinaturas de contratos, veio o resultado do esforço: receberam naquele dia a carta de boas-vindas do Sony Incubation Program, e então passaram a ter acesso a um conjunto grande de informações técnicas, de marketing e de negócios, bem como kits específicos de desenvolvimento para os consoles PlayStation 3 e 4, diretamente dos Estados Unidos. “O contrato que temos hoje com a Sony nos classifica como Global Developer and Publisher, o que nos permite ter acesso a plataformas de lançamento de títulos para o mundo todo”, diz Brandão.
Visão de Futuro
O lançamento do jogo, previsto para o próximo mês de abril, deve passar por um processo de cerca de seis meses de avaliação e correções. “A área de desenvolvimento de jogos é bem complicada visto a necessidade de profissionais com conhecimentos muito elevados em programação, design, arte digital, áudio e também é preciso ser apaixonado porhistórias. Saber contar uma boa história á fundamental, sem isso seu jogo passa a ser casual e não envolve o jogador”, enaltece Elois.
Dicas
Os dois empresários destacam que a área de desenvolvimento de games é altamente promissora, pois existem diversas iniciativas de formação de profissionais para esta área, porém o mercado ainda é inicial. “Acreditamos que uma dica fundamental é a persistência. Tivemos vários contratempos no decorrer do projeto que nos fizeram duvidar se valeria a pena continuar. A visão de futuro e o desejo de ter uma empresa lançando jogos de qualidade para o mundo é o que nos faz trabalhar cada vez com mais determinação de que vamos ver sim o ZombieZoid em prateleiras de lojas pelo mundo”, afirma o empresário.
Mais informações
O ZombieZoid – Zenith será lançado no mês de Abril de 2015. Mais informações sobre o jogo estão disponíveis na página www.zombiezoid.com.br e também na fan page do facebook (www.facebook.com/zombiezoid).