“O avanço do associativismo moderno” foi tema de um dos momentos mais inspiradores da programação deste sábado (25) no 8º Congresso Empresarial Faciap. O talk show foi mediado pelo diretor da Faciap, Hilgo Gonçalves, e contou com a participação do presidente da Facisc, Elson Otto; do vice-presidente da CACB, Ernesto Reck; do presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti; e do presidente da Faciap, Flávio Furlan.
Durante o debate, os líderes empresariais discutiram os desafios e oportunidades do associativismo moderno, compartilharam experiências e destacaram a importância da cooperação entre entidades e da mobilização empreendedora em todo o país.

O presidente da Faciap, Flávio Furlan, enfatizou a relevância da união entre as entidades do sistema associativista e o foco permanente nas pessoas. “O espírito associativista está em entender que tudo o que fazemos é para o bem-estar das pessoas. Devemos manter o foco nesse propósito e fortalecer a nossa rede”, afirmou.
Exemplo de associativismo
O presidente do Conselho Superior da Associação Comercial da Bahia, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, elogiou o espírito associativista existente no Paraná e em Santa Catarina, ressaltando que o modelo desses estados serve de inspiração nacional. Ele também destacou o trabalho da entidade baiana no combate à informalidade. “Ao combater a informalidade, contribuímos para o aumento do número de microempreendedores individuais (MEIs), que serão os futuros integrantes do nosso sistema associativista”, observou.
O presidente da Facisc, Elson Otto, reforçou a importância de desenvolver soluções empresariais conjuntas e defendeu uma maior participação dos empresários no debate político, especialmente em um ano eleitoral. “O associativismo moderno precisa estar atento às decisões que impactam o ambiente de negócios e à necessidade de fortalecer a representatividade empresarial”, pontuou.
O vice-presidente da CACB, Ernesto Reck, destacou o papel da entidade na representatividade nacional e a importância da união entre a CACB e as associações comerciais para fortalecer os pleitos empresariais em Brasília.
Encerrando o debate, Flávio Furlan fez um balanço das ações recentes da Faciap, como o seminário sobre o Simples Nacional, realizado na Câmara dos Deputados, e a audiência pública sobre a NR 1 do Ministério do Trabalho, ocorrida na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele reforçou a importância de manter o foco em ações estratégicas que fortaleçam o sistema associativista no estado.
