Monitorar o comportamento de crédito de clientes pode ser uma boa estratégia para empresários que querem escapar da crise econômica. A empresa que conhece, em detalhes, sua carteira de clientes, consegue identificar os momentos mais oportunos para intensificar ações de vendas, criar novas campanhas e evitar riscos de inadimplência.
“Uma consulta sobre a situação momentânea de um cliente pode induzir o empresário ao erro. A partir do momento que o comerciante sabe, por exemplo, sobre os créditos que já foram concedidos para um determinado cliente ou se existe algum registro no SPC, ele dilui os riscos de uma possível negociação”, explica Claudenir Machado, vice-presidente para setor de crédito da Faciap, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.
Com o acompanhamento permanente da carteira, a empresa pode ainda ajustar suas políticas de concessão de crédito à situação financeira dos clientes. E avaliar clientes em potencial para expandir as relações comerciais. “Monitorar clientes que estejam aumentando o poder de compra cria uma nova oportunidade para a oferta de produtos”, explica Claudenir Machado.
SPC Monitora 2.0
Para isso, foi lançado o SPC Monitora 2.0, do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), oferecido no Paraná pelas Associações Comerciais, Sindicomércios e CDLs ligadas à Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito – BCF. O serviço pode ser utilizado tanto para o monitoramento de Pessoa Física quanto Jurídica.
Entre as novidades da versão, estão as opções de periodicidade, em que os empresários poderão selecionar um tempo específico para o monitoramento da sua carteira de clientes, seja ela mensal, quinzenal, semanal ou diária. “O novo produto otimiza a tomada de decisões”, finaliza Claudenir Machado.
Serviço
SPC Monitora 2.0:
– Informações Cadastrais (endereço e telefone);
– Alerta de documentos como roubo, furtos e BO;
– Crédito concedido no mercado;
– Consultas realizadas para a concessão de crédito;
– Registro de dívidas vencidas no SPC e Serasa;
– Dados sobre cheques sem fundo;
– Títulos protestados;
– Ações;
– Participação em empresas.
O que é o SPC Monitora 2.0?
É um serviço do SPC Brasil de monitoramento de carteiras de clientes, que acompanha alterações cadastrais (endereço e telefone) e comportamento de crédito de clientes Pessoa Física (PF) e Jurídica (PJ), que já constam na base de dados do SPC. Com ele, a empresa recebe alertas diariamente sobre qualquer alteração ocorrida nos documentos monitorados de suas carteiras*.
*Os insumos opcionais são monitorados de acordo com a periodicidade contratada.
O que o SPC Monitora 2.0 oferece?
É um aliado nas ações preventivas contra a inadimplência e fraudes, bem como na identificação de oportunidades de novos negócios. Além disso, apoia todo o processo de gestão de clientes, fornecedores, prospects e etc, auxiliando na identificação de riscos e no monitoramento de eventos restritivos e cadastrais.
A quem se destina?
A todos as empresas associadas ao SPC Brasil e de todos os segmentos e portes. Para mais informações, acesse o site www.spcbrasil.org.br ou procure a Entidade mais próxima.
Com SPC Brasil