A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) realizou uma pesquisa sobre expectativas dos empresários para 2016. O estudo foi feito entre os dias 10 de fevereiro a 23 de março. “Nosso público-alvo foram empresários de Ponta Grossa e região. Tivemos retorno de 71. O levantamento das informações foi feito através de e-mail e disponibilização do questionário no site da ACIPG”, diz o diretor de Assuntos Econômicos da entidade, Weliton da Silva Barreiros.
Sobre o nível de confiança nos negócios para 2016, o empresariado demonstrou cautela, mas com uma tendência de otimismo. A escala do questionário respondido pelos empresários ia de um a sete, sendo sete alta confiança. A média geral foi de 4,76, ou seja, acima de um nível neutro (quatro) e muito próximo da posição de levemente confiante (cinco).
Sobre as prioridades para 2016, a maioria respondeu que quer aumentar as vendas e conquistar novos clientes.
A pesquisa também mostrou que o empresário prefere buscar nos clientes orientação e aconselhamento para seu negócio. O acesso a consultorias, órgãos de apoio, associações de classe, núcleos setoriais ou sindicatos foi a segunda opção mais escolhida. “Conclui-se que a maioria ainda prefere o contato pessoal com clientes, empresários do mesmo ramo e ainda pesquisas na imprensa e internet”, destaca Barreiros.
A pesquisa também confirmou que o acompanhamento dos negócios pelas redes sociais é uma realidade. Atualmente, três em cada quatro empresários monitoram outras empresas e marcas do mesmo segmento para orientarem ações no seu próprio negócio. Para a pergunta ‘Acompanha outras empresas e marcas pelas redes sociais?’, as respostas foram sim (75%) e não (25%).
No quesito capital e financiamento, a metade do empresariado (50,7%), utiliza recursos pessoais ou de familiares. “Chama atenção a quase inexistência de utilização de agentes de fomento, como Fomento Paraná, SGC, Finep”, diz Barreiros.
Quando questionados sobre desafios financeiros, as respostas ‘Crise’ e ‘Instabilidade política e econômica’ determinaram diretamente quais são os principais desafios a serem superados este ano pelos empresários. “Curiosamente, o acesso ou obtenção de crédito não preocupa e da mesma forma a inadimplência também não aparece como preocupante”, afirma o diretor de assuntos econômicos da ACIPG.
Assessoria de imprensa ACIPG