O mundo do empreendedorismo tem muitas histórias inspiradoras, mas a de Rick Chesther certamente é diferente de qualquer outra. Mineiro radicado no Rio de Janeiro, Rick foi pedreiro, auxiliar de serviços gerais e faxineiro.
Vivia uma situação financeira complicada. Até que decidiu pedir R$ 10 emprestados de um amigo para vender água na praia. Com o dinheiro, comprava água e gelo no supermercado e vendia em praias como a de Copacabana. Lucrava até R$ 200 por dia nesse formato.
Para ajudar outras pessoas, compartilhou a técnica no YouTube. O “vídeo da água”, publicado por Rick Chesther em março de 2018, viralizou na internet e até hoje inspira muita gente a sair da inércia e correr atrás dos objetivos. Com um discurso apaixonado, o vendedor de água fez palestra em Harvard e não parou mais.
Mas afinal, o que o mineiro que vendia água na praia de Copacabana e hoje palestra em Harvard tem a ensinar para o seu negócio? Continue lendo esse post e descubra as 5 lições que aprendemos com Rick Chesther durante a 29ª edição do Congresso Empresarial Paranaense.
- Empreender é para qualquer um que tiver vontade de arregaçar as mangas e trabalhar muito:
Não importa se você vai vender água ou abrir uma empresa. Apenas comece. Rick relembra que as oportunidades não vêm de fora, estão dentro de você. Então não tente terceirizar algo que só você pode fazer. Trabalhe, arrisque-se, planeje e, acima de tudo, esteja preparado para identificar as oportunidades e empreender.
- Algumas pessoas são vendedores e outras estão vendedores;
Segundo Rick, o brasileiro tem o defeito de ser muito imediatista. Não se prepara e tão pouco pesquisa sobre o segmento pretende atuar. Para Chesther, o segredo é olhar para onde todo mundo olha e enxergar o que ninguém vê: “O que vai diferenciar uma pessoa da outra é o que ela está disposta a fazer para chegar ao seu objetivo. Quando fui vítima do desemprego, não fiquei parado”.
- 20% é venda. 80% é relacionamento:
Independente com o que você trabalha, seja produtos físicos ou digitais, prestação de serviço ou qualquer outra coisa, só vender não basta. É preciso criar vínculos de confiança e diálogo com as pessoas.
Durante sua experiência como vendedor de água em Copacabana, Chesther desenvolveu um forte relacionamento com seus clientes e fornecedores. A estratégia de negócios fez com que ele vendesse até quatro vezes mais, comparado aos seus concorrentes.
- Leia todos os dias e busque se atualizar
Quando terminou o ensino médio, Rick se viu na situação de optar entre estudar e trabalhar. Abandonou a sala de aula, mas passou a ler quatro livros por semana.
O ex-ambulante considera que a leitura foi um dos pontos diferenciais que o fez evoluir e continuar se preparando para a vida. “Investir em conhecimento é estar pronto para enfrentar qualquer desafio que aparecer. Por isso, estude, se atualize e aprenda coisas novas todos os dias”.
- O primeiro fator é nunca desistir. O segundo é nunca esquecer do primeiro.
É preciso ser paciente. Se você jogar tudo para o alto e inventar desculpas para não continuar sempre que um obstáculo aparece na sua frente, certamente o sucesso não baterá a sua porta. Arrisque-se e não tenha medo de tentar. “A vida vai te jogar no chão, mas você precisa aprender a se levantar quantas vezes for preciso”.
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