Blog

6 ações de um empreendedor altamente produtivo

quarta, 14 de agosto de 2019
Produtividade: a dor de qualquer empreendedor que trabalha com prazos e metas

Já passamos da metade de 2019. Em breve, haverá decorações natalinas por todo o lado, o ano vai estar perto de terminar e talvez você se flagre pensando que não conseguiu tirar do papel nem metade dos projetos que tinha planejado.

Qualquer empreendedor que deseja ver o seu negócio crescendo e alcançando cada vez mais espaço no mercado também deseja ter o controle da sua produtividade. Mas para muitos, é um sonho que parece sempre distante. Existem métodos e técnicas relacionados ao tema, mas a rotina faz com que o esforço de organizar o trabalho seja sempre adiado.

Além disso, para alguns empresários falta o entendimento correto do que é ser produtivo. Não é simplesmente fazer mais em menos tempo. Nem trabalhar horas a mais por dia. Na verdade, antes de ser um indicador de quantidade de produção, produtividade também é um sistema de ação, que está ligado ao foco nas tarefas que realmente trarão retorno.

Mas como saber quais tarefas são valiosas e quais desperdiçam tempo e dinheiro? Claro que cada empresa tem um dia a dia diferente e características específicas, e o contexto de cada uma sempre deve ser levado em consideração, contudo há seis ações que podem ajudar qualquer empreendedor a otimizar ainda mais o seu desempenho.

 

#1 Uma coisa de cada vez         

Já notou que a sua rotina parece não render tanto quando você tenta resolver tudo de uma vez? Experimente planejar as principais tarefas que devem ser realizadas antes de qualquer outra. Pense em um prazo interessante para que cada demanda seja cumprida e também utilize isso para as tarefas do dia, mês e até do ano.

 

#2 Importante ou urgente?

Empreender demanda tempo e dedicação. Mas é preciso cuidado para não cair na armadilha das distrações. Saiba classificar o grau de importância de cada tarefa e demanda. Não tem segredo, cada coisa em seu lugar. Uma ferramenta que pode te ajudar a entender qual é a melhor maneira de estruturar seu dia é a Matriz de Eisenhower. Com ela é possível dividir suas tarefas da seguinte forma:

  • Importante e urgente (ou seja, faça imediatamente).
  • Importante, mas não urgente (vão para as tarefas que devem ser desenvolvidas a médio ou longo prazo).
  • Urgente, mas não importante (como enviar e-mails, fazer ligações e reuniões).
  • Não urgente, não importante (tarefas que estão na lista, mas podem esperar ou serem eliminadas).

 

#3 Dê um intervalo

Às vezes é preciso dar aquela respirada (principalmente quando a criatividade não vem) para colocar as ideias em ordem. Faça breves intervalos para alongar os músculos, tomar água, movimentar o corpo e liberar a mente. Depois de retomar o fôlego, volte com tudo.

 

#4 Mantenha o foco

Concentre-se nos seus afazeres e deixe de lado tudo aquilo que te tira o foco. Se necessário utilize aplicativos que bloqueiam os acessos em vários sites que te distraem, como as redes sociais, por exemplo.

 

#5 Delegue tarefas

Um bom empreendedor entende que não é possível fazer tudo sozinho. É importante saber identificar e desenvolver outros líderes para realizar tarefas com sucesso dentro do seu negócio. Defina papéis dentro da empresa e delegue as obrigações.

 

#6 Estabeleça metas alcançáveis

Trabalhar com metas pode parecer algo chato, cheio de cobranças e pressão. Mas se bem pensadas e aplicadas, as metas podem ser uma das melhores soluções para dar um gás na sua produtividade.

Quantas demandas você consegue resolver por dia? Qual você precisa entregar primeiro? Você depende de outra pessoa para resolver essa tarefa? Você pode considerar a resposta para essas perguntas como parâmetro para estabelecer as suas metas.

 

 

Você sabe como a Rede de Benefícios Faciap pode melhorar a sua rotina e falicitar as operações do seu negócio? Clique aqui e descubra. 

 

Veja também: 

>>> O mito da tecnologia difícil,  acesse e descubra quais recursos podem aprimorar a gestão do seu negócio!

 

 

 

Fonte: DepCom Faciap