A Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) participou nesta segunda-feira, 6, da reunião do Programa Paraná Produtivo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A entidade estava representada pela advogada e relações governamentais, Helena Arriola Sperandio.
O encontro desta segunda-feira foi coordenado pelo diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Marcos Marini Junior, que apresentou o atual status do programa Paraná Produtivo no Estado e aproveitou a ocasião para divulgar a realização do Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, que reunirá no próximo dia 24 de Maio, a partir das 13 horas, líderes regionais, prefeitos, secretários, vereadores, técnicos municipais, acadêmicos e empresários, para discutir o desenvolvimento dos municípios na UFPR (campus Jardim das Américas, em Curitiba), além de Cascavel, Guarapuava, Londrina, e Maringá.
Programação
Constam da programação a apresentação da Fase II do Paraná Produtivo; Observatório e Planejamento; apresentação da Secretaria de Ciências e Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Iniciativas da AGEUNI (focada no desenvolvimento regional), além da palestra: “Medellin, um modelo de transformação territorial, que será proferida pelo consultor internacional Jean Edouard Tromme.
O que é o Paraná Produtivo
Criado em 2021, o programa identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O Paraná Produtivo tem como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação das ações propostas. Neste ano ele alcançou mais regiões, chegando aos 399 municípios.