Sintonia com o Poder Público

O prefeito Jucerlei Sotoriva e seu vice Margon Strassburger O prefeito Jucerlei Sotoriva e seu vice Margon Strassburger

Quando uma Associação Comercial se transforma em uma agência de desenvolvimento, a realidade sócioeconômica de um município pode mudar. Foi o caso do município de Santa Helena, na região Oeste. Em parceria com a ACISA – Associação Comercial de Santa Helena, e a Caciopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Oeste do Paraná, a Prefeitura Municipal mostrou que é possível transformar realidades. Confira entrevista com o prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, sobre o projeto que se tornou referência no Sistema Associativista nacional.

Empresa & Cia – Como iniciou a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena?

Jucerlei Sotoriva – A parceria iniciou pela necessidade de crescimento e desenvolvimento ordenado e sustentável do município, com ações de resultado de fato. Vimos na Associação Comercial a mesma preocupação, porém, sem poder participar do planejamento das ações e da execução orçamentária ao longo do tempo, que além de um direito, deve ser um dever da classe. Provocados pela Caciopar com a proposta de um projeto regional integrado das Associações Comerciais com o poder público, identificamos o momento ideal para conveniar e buscar parceiros sólidos, comprometidos para implantar o modelo de gestão proposto pela administração com um processo de gestão compartilhada. Os recursos devem ser utilizados pelo Plano de Desenvolvimento Local, visando a realização de cursos e treinamentos voltados à qualificação de profissionais, empresariado e funcionalismo público municipal; realização de missões e visitas técnicas; execução de ações de incentivo à arrecadação tributária e a realização de eventos de promoção e especialização empresarial.

E&Cia – A proposta idealizada a partir do Projeto Gestão Compartilhada se tornou um modelo para outras cidades. A que se deve esse sucesso?

JS – O sucesso do programa se deve principalmente pela forma de gestão e como diz a essência da palavra, de fato é compartilhado, com o povo, as entidades de classe. Santa Helena é o primeiro município da região a aderir a um projeto de gestão conjunta e tem o aval da Caciopar. Esse projeto é inédito e busca promover avanços ao setor produtivo e a contribuir com a divisão de responsabilidades por decisões importantes ao presente e ao futuro do município.

E&Cia – Os resultados já estão surgindo?

JS – Sim. Ao todo, na Gestão Compartilhada, são trabalhados 41 eixos definidos a partir de 10 áreas temáticas discutidas através de oficinas que contaram com a participação aproximada de mil pessoas.Entre os destaques está o processo seletivo e o concurso público do município. O Sistema Municipal de Cultura, a descentralização de atividades culturais, a capacitação de servidores da educação e a efetivação do Conselho de Educação também estão em andamento. Os investimentos em diversos setores, dentre eles indústria e comércio, também passam pela aprovação e execução através do Gestão Compartilhada. Uma das ações do programa é a qualificação de mão de obra. Em torno de 300 pessoas foram formadas em 12 cursos profissionalizantes. Outras 300 capacitações foram proporcionadas através de palestras sobre equilíbrio financeiro, tanto na cidade, quanto no interior. O projeto deu origem à disciplina de empreendedorismo e cidadania.

E&Cia – A partir da parceria, qual o diagnóstico do projeto “Santa Helena 2023”?

JS – Entre as ações, há um conjunto de ferramentas que busca melhorar os resultados de projetos nos campos econômico e social. A partir de 2023 teremos a revisão do tratado de Itaipu. Não acreditamos na interrupção do repasse de royalties, até por que continuamos com as áreas, equivalentes a um terço do território alagadas, mas hoje o Município é dependente desse repasse, que compreende quase 60% da receita. As ações propostas e pensadas conjuntamente com a sociedade, os investimentos planejados, devem dar suporte para sustentabilidade econômica e social do Município.

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