Nos dois primeiros dias da 5ª edição da Semana do Empreendedorismo Digital, que será encerrada nesta quinta-feira na ACIL, os participantes puderam tirar suas próprias conclusões sobre como está o universo digital como ambiente de negócios ou de divulgação de produtos e serviços.
Graças a uma grade de programação ampla e diversificada, que contou com palestras, painéis e oficinas, o SED confirmou sua finalidade de qualificar a força empreendedora da região para atuar na internet.
Nesta quinta, a semana continua com duas palestras. A primeira ficará a cargo da diretora da Queen Mob, Samantha Carvalho, que falará sobre “Seu Cliente é móvel. E você?”. Depois será a vez de Vinicius Nunes, gestor técnico do Samsung Pay, o sistema de pagamento da multinacional sul-coreana. A terceira palestra será ministrada por Rogério Salume, CEO da wine.com.br, um dos maiores sites de e-commerce de vinhos do mundo. Por fim, o diretor da Web Estratégica Consultoria Digital, falará sobre marketing de conteúdo.
A ACIL publicour um resumo de tudo o que aconteceu até agora no evento. Confira:
“Como aumentar resultados no varejo com marketing digital”
A consultora Sandra Turchi abriu a programação lembrando que o consumidor tomou o lugar do produto como personagem central no mercado digital. “O desafio do nosso tempo é trazer a atenção do público para um produto ou serviço e não o inverso, uma convenção antiga que estava mais relacionada ao comércio tradicional”.
Entre tantas lições, os participantes aprenderam que não basta apenas posicionar a marca nas redes sociais, mas que hoje outras ações são imprescindíveis para o sucesso no ambiente digital. “O mais importante é ganhar o interesse do consumidor pela marca e não tentar apenas a venda. Os consumidores desejam interação e exigem uma postura mais ativa na decisão sobre as marcas”.
“Tendências de Marketing Digital”
Para Robson Del Fiol, CEO da ESV Digital, as mudanças no cenário online precisam ser absorvidas pelo empresário que quiser obter resultado no negócio. Uma dessas mudanças diz respeito à abordagem ao consumidor. Anos atrás a estratégia era preparar uma campanha para atingir um únicio grupo de pessoas. Agora, a campanha deve ser segmentada, trabalhando diversos tipos de público de forma personalizada. Desta forma é presico ser mais assertivo, atender melhor as necessidades específicos, com as plataformas corretas. “ Se você é empresário e quer saber como faz para mostrar as novidades do seu negócio, use celular e aposte no Facebook. Mostre em tempo real o que você faz de legal na sua empresa, faça demonstrações com seus produtos, vídeos e fotos interessantes”.
“Como Gerar mais Vendas e Clientes através da Internet”
Fábio Ricottta, co-fundador da Agência Mestre orienta os empresários a aumentar as vendas usando o Inbound Marketing. “Qualquer empresa precisa. Quem não faz não colherá os resultados amanhã. É preciso se relacionar”. O Inbound Marketing é uma metodologia baseada no relacionamento e na educação do consumidor, feitos através da produção de conteúdo. O palestrante explicou que a maneira mais eficiente de conquistar clientes, o “arroz e feijão”, é o que ele chama de “marketing mínimo viável, dividido em alguns passos: a análise do público-alvo, a criação de um negócio digital e o estabelecimento de canais de aquisição. Depois, é preciso criar conteúdo inteligente para se comunicar com o cliente. Quanto mais interessante for este conteúdo, mais acessos ele trará aos seus canais. Este processo precisa ser repetido de tempos em tempos, já que o perfil do público-alvo pode mudar e novas ferramentas surgem a todo momento”.
Dados em mídias sociais. O que fazer com esta infinidade de informação?
Debora Zanini, professora de Etnografia e supervisora da área de monitoramento da Ogilvy, afirmou que não existe mais divisão entre online e offline. “Você precisa estar presente nas mídias sociais e ser relevante dentro do mercado, seus objetivos e propósitos devem estar muito claros”.
Para a especialista, não é possível se comunicar com o público-alvo sem entender quem é ele e qual é o seu perfil. “Tem que estudar muito”, alerta.
Uma das dicas de Debora Zanini para coletar dados sobre os clientes ou futuros clientes é monitorar nas mídias sociais o que as pessoas falam sobre sua marca. Isso é possível fazer através da ferramenta gratuita chamada Netlytic.
Fonte: assessoria de imprensa ACIL