Empresários e técnicos dos segmentos de suíno, frango, leite e peixe estiveram reunidos nesta semana, em Medianeira e Cascavel, para encontro técnico de câmaras do Oeste em desenvolvimento. As reuniões foram coordenadas pelo especialista em cadeias produtivas, Mario Otavio Batalha, e pelos respectivos coordenadores de área, que informaram sobre potenciais e ações que possam vir a fortalecer ainda mais os resultados econômicos desses setores, dos mais importantes à região.
O presidente do Oeste em desenvolvimento, Mario César Costenaro, informa que o objetivo dos encontros das câmaras foi apresentar diagnóstico preliminar do elo produção, análise de consistência das informações do diagnóstico, priorização e direcionamentos iniciais das ações para a elaboração e apresentação de planos das cadeias produtivas. “Com as informações disponibilizadas já é possível que esses setores, de forma gradual, passem a empregar métodos que conduzirão ao fortalecimento das cadeias, consequentemente com avanços a todas as comunidades do Oeste”, segundo o secretário-executivo do Programa, Jonhey Nazario.
Exposições
Coordenadas por especialistas em suas áreas, as reuniões das câmaras técnicas desta semana informaram sobre conceitos de cadeias produtivas, resultados esperados e potencialidades. Os presentes também receberam informações sobre metodologia de trabalho proposta e ações específicas a cada segmento. O foco será dar suporte quanto a direcionadores de competitividade, tecnologia, gestão, insumos, estrutura e relações de mercado e ambiente institucional.
O programa Oeste em Desenvolvimento foi oficialmente lançado há três meses. Ele conta com o envolvimento da Itaipu, do Sebrae, do PTI, da Caciopar, da Amop e da Fiep, além de instituições de ensino e de pesquisa. A missão dele é, a partir de planejamento de longo prazo, coleta de informações e estímulos a cadeias produtivas e propulsivas, conduzir a região a um novo estágio no seu processo de crescimento social e econômico.
Fonte: Caciopar