O Projeto Líder Cívico teve início em 2018, coordenado pelo Parque Tecnologico Itaipu e Sebrae, com intensas atividades nos dois primeiros anos. Recentemente o Sebrae trouxe à Caciopar a proposta de convergência de esforços entre ambas para a retomada das ações do grupo. O foco é traçar estratégias que permitam entender o que pode ser melhorado uma vez que as entidades entenderam que é pertinente a retomada. Nessa sexta-feira pela manhã, líderes e representantes de entidades públicas e privadas participaram de uma videoconferência, a segunda de 2020, para estabelecer algumas prioridades iniciais de trabalho.
O objetivo do grupo é contribuir, por diversas frentes como capacitações, missões, eventos e parcerias, com o desenvolvimento de líderes nos municípios da região. “Assim, incorporamos ao Oeste uma força organizada a mais para colaborar com os diversos projetos voltados ao crescimento das nossas comunidades”, diz a gerente da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Rosane Schulz Ferreira.
Inicialmente, o Líder Cívico tinha como alicerces o Sebrae e o PTI e agora, em sua nova fase de organização, seguirá com liderança do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa. Quinze municípios do Oeste integram o projeto e a maioria deles é ligada, por meio de suas associações comerciais, à Caciopar. São eles: Lindoeste, Santa Lúcia, Boa Vista, Formosa do Oeste, Jesuítas, Braganey, Diamante do Oeste, Vera Cruz, Ouro Verde e São José das Palmeiras; Anahy, Iguatu, Iracema do Oeste, Ramilândia e São Pedro do Iguaçu.
Ações
Na videoconferência desta sexta-feira, coordenada pela consultora do Sebrae Oeste, Elisangela da Rosa, os participantes conheceram com detalhes o que é e o que faz a Caciopar, bem como o Oeste Compra Oeste, projeto de incentivo e de valorização ao comércio local. Uma das ações que o grupo concordou em desenvolver é, gradualmente, estimular o retorno de algumas associações comerciais que acabaram diminuindo muito sua atuação. A primeira que contará com trabalho de sensibilização será a de Braganey, já com atividade agendada para o início da noite do dia 6 de agosto. Empresários e líderes locais receberão informações das contribuições que uma entidade com esse perfil traz. Haverá também apresentação do ex-presidente da Caciopar Mario César Costenaro, que há mais de 20 anos se dedica às causas do associativismo empresarial no Oeste do Paraná.
A consultora da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, para a região da Caciopar, Iraci Mataczinski, afirmou que as demais cidades, a exemplo de Braganey, podem se espelhar na ação e realizá-la em seus municípios também, porque o intuito de todos os envolvidos é o bem comum que é também a essência do associativismo.