Os representantes do G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo paranaense, estiveram reunidos nesta quarta-feira (19) com o governador Ratinho Júnior para discutir os impactos do Projeto de Lei 1016/2025, que prevê a revisão das tabelas de emolumentos extrajudiciais no Estado. A reunião com o governador ocorreu um dia após o grupo se encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, quando também manifestaram preocupação com os aumentos previstos no projeto.
O encontro desta quarta, realizado no Palácio Iguaçu, serviu para apresentar os resultados de estudos da Faciap que apontam possíveis reajustes de até 350% nas custas cartorárias. As entidades enfatizaram que a medida afetaria diretamente cidadãos e diversos setores produtivos — como agronegócio, comércio, indústria e transportes — além de impactar toda a sociedade paranaense.
Durante a reunião, foram debatidas alternativas e possíveis formas de atuação do governo para evitar que o projeto avance da forma como está, de modo a preservar a competitividade e impedir prejuízos à população.
Participaram do encontro
Além do governador Ratinho Júnior, participaram da reunião o vice-governador Darci Piana; o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o coordenador do G7 e presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Faep, Ágide Eduardo Meneguetti; o presidente da ACP, Antonio Deggerone; e a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da Faciap, Helena Arriola Sperandio.
Leia também
Faciap alerta para aumentos de até 350% nas custas de cartórios