Nesta quinta-feira (20), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos e dados sobre a economia paranaense. A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente do Ipardes, Jorge Augusto Callado Afonso, e pelos presidentes das Coordenadorias da Faciap de todas as regiões.
O acordo prevê a utilização da base de dados do Estado do Paraná (BDE/WEB) para a realização de estudos econômicos e o intercâmbio de informações. As partes se comprometem com a realização de treinamentos, participação em reuniões periódicas e eventos para a avaliação contínua do protocolo e aperfeiçoamento das informações.
Vigência
A vigência do termo é de cinco anos, podendo ser alterado ou rescindido conforme estipulado no documento. O representante das Coordenadorias, Fabiano Inoue, ressaltou a importância da parceria. “Esta cooperação técnica visa não apenas fortalecer o sistema associativista e comercial do Paraná, mas também contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado, alinhando-se aos objetivos institucionais de ambas as instituições”, destacou.
Além da assinatura do termo, os presidentes também apresentaram pautas importantes de suas respectivas regiões e discutiram como as entidades podem solucioná-las juntas.
Atuação do Ipardes
Entre as principais atividades destacadas durante a reunião, a diretoria de Pesquisa do Ipardes enfatizou seu papel no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos 399 municípios paranaenses, destacou as projeções populacionais e publicações de análises conjunturais.
O Ipardes também fornece indicadores de desenvolvimento sustentável, relatórios setoriais de Business Intelligence, informativos mensais sobre exportações e dados sobre o PIB da economia verde do Paraná. O instituto atua ainda como agência de verificação independente para o Banco Mundial no Projeto Paraná Eficiente e oferece serviços ao sistema de fomento estadual.
Leia também:
Presidentes das Coordenadorias se reúnem na sede da Faciap nesta quinta-feira