Reunião contou com a participação de representantes da CNDL e CACB
O Departamento de Relações Institucionais e Governamentais da Faciap (RIG) realizou uma reunião online, nesta quarta-feira, 22, com representantes do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, para tratar do impacto da reforma tributária na atividade empresarial, com foco nas empresas enquadradas no Simples Nacional. O encontro foi mediado pela coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Helena Arriola Sperandio, e contou com a participação do diretor superintendente da Faciap, Luciano Justino.
As entidades empresariais veem como desafio uma possível perda de competitividade para as empresas no Simples, caso a recém-aprovada reforma tributária siga sem ajustes. O coordenador-geral de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Ministério, Murilo Machado Chaiben, fez uma explanação sobre o atual contexto da reforma tributária e os pontos que merecem serem ajustados para que não haja perda para os empresários.
Segundo Jeane Borges, diretora da Secretaria do Ministério, a reforma aprovada tem todo apoio do Ministério do Empreendedorismo, porém chegou o momento de aperfeiçoá-la com o foco voltado para as empresas do Simples. Para isso existe um grupo de trabalho em Brasília que discute melhorias para o ambiente de negócio para as micro e pequenas empresas.
Participação
Participaram, também, do encontro o secretário nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Mauricio Juvenal; o presidente do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Anderson Trautman e a especialista em Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – Sistema CNDL, Karoline Lima.