Nesta sexta-feira, 13, o Conselho de Administração da Faciap (CAD) realizou a última reunião da Gestão 2023/24, marcando também a despedida de Fernando Moraes como presidente da entidade. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Londrina, cidade natal do presidente.
Sob a coordenação de Moraes, a reunião foi pautada por prestações de contas, retrospectivas das ações realizadas nos últimos quatro anos e discussões estratégicas para o futuro da Faciap.
Congresso Empresarial Faciap
O Congresso Empresarial Faciap foi o assunto de destaque do encontro. Fernando Moraes e o diretor-superintendente Luciano Justino apresentaram um balanço financeiro do evento, ouviram sugestões dos integrantes do CAD e já iniciaram o planejamento para a próxima edição.
Start Faciap
Renê Terezin, gerente de Relações Institucionais, fez um balanço do programa Start Faciap, que promove a sustentabilidade das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) por meio de ações comerciais conjuntas.
Parcerias Estratégicas
Durante sua apresentação, Moraes enalteceu o trabalho das Coordenadorias Regionais e reforçou a importância de ampliar a parceria com o SPC Brasil no Paraná, visando fortalecer o sistema associativista.
Retrospectiva da Gestão
O presidente também destacou ações relevantes conduzidas pela Faciap, no campo institucional, nos últimos quatro anos, como:
- Os pedidos de agilidade nas reformas tributária e administrativa;
- A solicitação de linhas de financiamento para empresários afetados pela pandemia de Covid-19;
- A presença ativa da Faciap em comissões, conselhos e colegiados, como o Conselho Deliberativo do Sebrae-PR e o Conselho de Contribuintes do Estado, entre outros. "Esta intensa participação mostra a importância da Faciap nas decisões de grandes instituições e o quanto estamos em sintonia com o setor produtivo paranaense", afirmou Fernando.
Faciap Jovem e Faciap Mulher
Paola Batistella e Paloma Vanim, presidentes da Faciap Mulher e Faciap Jovem, respectivamente, destacaram o protagonismo de suas iniciativas na sociedade e fizeram um balanço das conquistas e atividades realizadas durante a gestão.
Homenagens
No encerramento, Fernando Moraes presenteou os integrantes do CAD com uma obra de arte produzia por um artista curitibano representando a força do associativismo no Paraná. Em retribuição, o presidente da ACIL, Ângelo Pamplona, entregou-lhe uma escultura em formato de Araucária, simbolizando o estado e reconhecendo os serviços prestados por Moraes ao setor empresarial e à sociedade paranaense.
A reunião encerrou uma gestão marcada por avanços, parcerias estratégicas e ações que fortaleceram o associativismo no Paraná.