Estratégias para implementar as vendas

O levantamento realizado pela FACIAP, em conjunto com o Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, apontou crescimento nas vendas de Dia dos Namorados, na casa de 1,9%, sendo essa a média entre as principais cidades do Paraná. A pesquisa abordou 601 comerciantes das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão. 

Apesar do crescimento, analisar os padrões de consumo elencados na entrevista pode ser uma ótima estratégia para que as associações comerciais possam pensar em treinamentos, ações e até mesmo serviços que apoiem esse perfil de associado.

  Um dos primeiros pontos que a pesquisa nos traz é com relação à forma de pagamento, sendo o cartão de crédito (à vista e parcelado) disparadamente a forma mais utilizada. E como as associações comerciais podem auxiliar o seu associado neste ponto? 

1: auxiliando o associado a entender as oportunidades de ter um clube de vantagens ou até mesmo um cartão fidelidade. Afinal, ao fazer a compra com o cartão de crédito, o relacionamento do cliente é com o banco, e não com a loja do associado. Pensar ações que complementem a venda, como um cartão fidelidade ou clube de vantagens, pode ser uma excelente alternativa para fortalecer esse relacionamento. 

Quando perguntados sobre a principal forma de atrair a clientela, os entrevistados citaram as redes sociais e também promoções e descontos. Ambas as estratégias conectam temas que podem ser apresentados pelas associações comerciais com treinamentos, como: 

1: treinamento de precificação, para que o associado saiba como ofertar valores promocionais sem perder sua margem de lucro e fluxo de caixa; 

2: treinamento sobre gerenciamento de redes sociais, para que o associado entenda como utilizar as redes sociais como uma ferramenta de vendas e divulgação da sua loja, e também como conectar com o seu cliente através do Instagram, por exemplo; 

3: treinamento com equipe de vendas, para que haja estratégias de relacionamento com o cliente e gere maior fidelização de compra. O bom atendimento ainda é o principal argumento de quem prefere fazer as compras no comércio local. Investir em atendimento sempre será uma excelente opção. 

 

Alguns pontos da pesquisa também podem nos auxiliar, enquanto associações comerciais, a refletirmos sobre como o nosso associado se sente com relação ao mercado. Neste momento há um otimismo frente às vendas dos próximos meses, portanto, apoiá-lo com serviços que deem segurança às vendas também são importantes. 

Neste momento, o que nosso associado precisa é de capacitações que possam tornar seus negócios ainda mais fortalecidos e suas equipes com performances ainda mais voltadas ao resultado.

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Fonte: Thanile Ratti

 Especialista em Marketing Digital e MBA em Gestão Empresarial. Vice-presidente da Faciap Jovem (Gestão 23/24); sócia-diretora do Escritório de Criatividade.

 

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