Com retração das vendas, ações estratégicas se tornam necessidade para associados

Vendas no Dia dos Pais foram menores em 2024

 

O mercado sofreu retração em vendas no Dia dos Pais em 2024, no comparativo com a mesma data em 2023, conforme aponta a pesquisa encomendada pela FACIAP ao DataCenso. A média no Paraná foi 1,1% menor que no ano anterior, tendo como maior diferença a região da capital, onde a retratação passou dos 3%. 

Entre os pontos apresentados pela pesquisa como possíveis causadores dessa retração estão a alta taxa de juros, inflação elevada, a priorização por outras despesas, além da competitividade do mercado online. 

Ao olharmos para essas perspectivas, sabemos que parte delas não conseguimos influenciar diretamente, porém, ações estratégicas voltadas para a conexão entre o comércio local e o mercado online se tornam cada dia mais essenciais. E é neste ponto que nós, enquanto associações comerciais, precisamos concentrar nossos esforços. 

O digital ainda é uma ferramenta sub-utilizada por boa parte do comércio paranaense. Também segundo dados da pesquisa, apenas 58% dos comerciantes utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios; o Instagram e Facebook até apresentam um número superior (65%) mas longe do ideal para ter competitividade de mercado. 

Enquanto associações comerciais, devemos dedicar esforços em pequenos treinamentos para que nossos associados possam entender como encaixar essas ferramentas em seus negócios. Seja para relacionamento com o cliente, seja para apresentação dos produtos, ou efetivamente como um canal de vendas. 

Temas que podem ser explorados:

  • Como atender seu cliente pelo WhatsApp;
  • Como montar um catálogo de produtos no WhatsApp Business;
  • Como estruturar uma estratégia de vendas no WhatsApp;
  • Como produzir conteúdo que engaje e conecte com seu cliente nas redes sociais;
  • Como manter uma rede social ativa;
  • Como fazer anúncios nas redes sociais;

 

Precisamos conectar nossos associados e seus negócios às ferramentas digitais para potencializar os negócios locais. Sabemos da importância do relacionamento nos negócios, mas o digital vem ganhando espaço e precisa ser utilizado em sua máxima potência. Juntos podemos fortalecer nossos associados!

 

Fonte: Thanile Ratti

 Especialista em Marketing Digital e MBA em Gestão Empresarial. Vice-presidente da Faciap Jovem (Gestão 23/24); sócia-diretora do Escritório de Criatividade.

Post recentes