Treinamento para Consultores do Empreender

O Treinamento para Consultores do Programa Empreender foi realizado nesta última semana, na cidade de Wenceslau Braz, do dia 18 a 20 de abril, na UNOPAR. Contou com a presença das Associações Comerciais e Empresariais de Andirá, Jacarezinho e Wenceslau Braz, além das Coordenadorias CACENORPI, CACICPAR e CACESUL.Agradeçemos o apoio da ACEBRAZ e da UNOPAR por organizar e seder o espaço para a realização do treinamento.

Uma verdadeira aula sobre Associativismo, Gestão das Associação Comercial, Moderação de grupos, Condução de reuniões, e Técnicas para trabalhar com sensibilização, formação e condução de Núcleos Setoriais, ministrados brilhantemente pela Consultora Regional Iraci Salete Mataczinski, que ao final do Treinamento recebeu uma singela homenagem em comemoração ao seu aniversário, promovido pelos partipantes do treinamento com o apoio da coordendoria CACENORPI.

Abaixo, um pouco sobre Núcleos Setoriais que é o foco do Programa Empreender:

1.       O que são Núcleos Setoriais?

Os Núcleos Setoriais são um grupo de trabalho, composto por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, tendo como objetivo aproximar e promover o associativismo, além de favorecer o desenvolvimento das empresas do seu setor e da economia do seu município. Os Núcleos Setoriais são orientados e acompanhados por um consultor designado pela Associação Comercial (sendo que o treinamento proposto acima, vem justamente capacitar o colaborador da ACE na condução dos grupos).

Através da cooperação, confiança no trabalho em grupo e a participação ativa no Núcleo Setorial, acontecem nos encontros discussões sobre aspectos comuns aos segmentos e, em conjunto, os membros buscam as devidas soluções. Essas soluções fortalecem o segmento,  refletindo no desenvolvimento a sustentabilidade dos negócios.

 

2.       Quais os benefícios dos núcleos setoriais?

– Acesso a capacitação e consultoria.

– Possibilidade de realização de compras e vendas em conjunto.

– Participação em feiras, missões empresariais, eventos com maior regularidade e menor custo.

– Ganho de qualidade produtiva e competitividade no trabalho do Núcleo Setorial.

– O trabalho dos núcleos setoriais além de trazer benefícios para as empresas participantes, gera impactos positivos nas entidades empresariais que promovem esta forma de organização da base. Podem ser mencionados:

– Melhoria da representatividade;

– Aumento do quadro social e, consequentemente, da receita da entidade empresarial local;

– Crescimento de demanda por serviços da entidade;

– Fortalecimento da cultura associativista;

– Profissionalização do quadro funcional;

– Participação pró-ativa no desenvolvimento local e regional.

Post recentes