Superintendente da Faciap fala a empresários da Acefb

Faltam pouco mais de três meses para o final de ano, onde comerciantes preparam-se para vender seus produtos tanto à vista quanto a prazo. Se for a prazo, é fundamental que esses consumidores estejam com o “nome limpo”. Pensando nisso, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) ofereceu na última quarta-feira, 24, um coquetel para seus associados no Centro de Eventos. Na oportunidade, o superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) palestrou sobre as campanhas “Limpe a gaveta” e “Seu nome, seu patrimônio”. A primeira campanha será realizada de 1º a 31 de outubro e tem como objetivo conscientizar as empresas sobre a importância de fazer a inclusão de clientes inadimplentes junto ao cadastro da Base Centralizadora da Faciap (BCF), que é integrante do SPC Brasil.

A segunda acontece de 1º de novembro a 10 de dezembro e terá como foco principal estimular os clientes inadimplentes a renegociarem suas dívidas. Ambas as campanhas acontecem em todo o Paraná. “O grande objetivo desse encontro em Beltrão foi lançar as duas campanhas para ajudar o comércio a reduzir a inadimplência. A campanha limpa gavetas será realizada porque existem empresários com clientes inadimplentes ‘guardados’ na gaveta e não sabem o que fazer para transformar em dinheiro. Por isso é importante ressaltar que o SPC da Acefb mantém uma ótima ferramenta para resolver essa situação”, explicou Edson.

Estatística

De acordo com o dirigente da Faciap, uma estatística revela que 25% das dívidas incluídas no SPC são pagas antes de 60 dias, ou seja, um benefício para o lojista. “A Acefb vai divulgar em rádios, jornais, outdoors e mídias sociais, mostrando ao consumidor que ele tem a oportunidade de quitar suas dívidas, parcelando-as com taxas de juros não abusivas”, ressalta Edson.

Cenário econômico

No sobe e desce da gangorra econômica brasileira se revezam a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação. Segundo relatório divulgado pelo Banco Central no início deste mês, a previsão dos analistas para o crescimento da economia neste ano recuou de 0,52% para 0,48%. Já a expectativa para a inflação subiu de 6,27% para 6,29%. A instabilidade é refletida diretamente no comércio. “O Brasil está numa situação de grande endividamento. Tínhamos um crédito farto e esse crédito trouxe para as pessoas um benefício imediato, o de adquirir bens parcelados, mas a conta chega. Agora as contas chegaram e os inadimplentes estão com dificuldade de pagar essas dívidas. Percebemos isso na quantidade de registros no SPC por dificuldade de pagamento”, entende Edson. “Hoje a inadimplência está na ordem de 3,9% no Paraná. Se buscarmos o histórico, vemos que esse número está crescendo e no Brasil está perto de 10%. O que temos que fazer é dar condições para o consumidor pagar suas dívidas. E é justamente isso que a Acefb e as demais associações empresariais estão fazendo”, diz Edson.

A adesão em ambas as campanhas da Acefb é gratuita e todos os comerciantes beltronenses estão convidados a participar. “Nosso objetivo é fazer com que o inadimplente consiga realizar as compras de final de ano. Entretanto, estamos apreensivos, pois o número de consultas ao crédito está 6% acima do ano passado. Isso significa que o comerciante está mais cauteloso com a venda a prazo, ele quer ter certeza que está vendendo sem risco de perder. Penso que é importante que o comerciante não faça campanhas para venda a crédito”, encerra Edson.

 

Fonte: Imprensa ACEFB

Post recentes