O empresário e presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, participou do encontro onde um dos temas principais foi a manutenção das rodovias do Sudoeste.
Na manhã de quinta-feira (10), foi realizado no auditório do Sindicomércio, em Pato Branco, o encontro de representantes do setor produtivo do município com o vice-governador do Paraná, Darci Piana. Também participaram da reunião o deputado federal Sandro Alex (que em fevereiro assumirá a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, o prefeito municipal Augustinho Zucchi, diretores do Sindicomércio e de outras entidades do município.
O vice-governador, que também é presidente da Fecomércio PR e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, relatou que a nova gestão tem apenas dez dias e que está sendo feita uma ampla avaliação dos tributos cobrados no Estado. E Piana respondeu a uma solicitação da diretoria do Sindicomércio quanto ao sistema da substituição tributária.
“Há a preocupação com a questão da substituição tributária. O Estado de Santa Catarina desonerou muitos produtos e, em consequência, as empresas paranaenses estão perdendo espaço”, declarou Piana, acrescentando que o Governo do Paraná está analisando o que é possível ser feito.
Piana também falou sobre a linha aérea entre Pato Branco e Curitiba, com início no mesmo dia do encontro com o setor produtivo. “É um passo importante para continuar na busca por mais investimentos. A partir de agora, fica mais fácil para atrair empresários, com a facilidade do deslocamento”, observou.
Já o futuro secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná revelou boas novidades para a região. A primeira delas, a intenção do Governo do Estado de duplicar a PR-280, corredor viário de importância estratégica para a região Sudoeste. A segunda, relacionada ao aeroporto de Pato Branco. “O próximo passo é a ampliação do aeroporto e do número de voos”, afirmou Sandro Alex.