Dos 42 municípios do Sudoeste, 34 alcançaram as metas projetadas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos iniciais do ensino fundamental, o que representa 81% das cidades. O levantamento foi feito pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e aponta que o índice médio dos alunos de 4º e 5º ano na região é de 6,4 pontos, praticamente o mesmo da média estadual, de 6,5.
Entre as cidades da região, ao menos nove têm nota superior a 7 pontos no Ideb do ensino fundamental/séries iniciais. O menor índice entre os municípios sudoestinos é de 5,2 e está pouco abaixo da média nacional para a etapa, de 5,8.
O cenário se inverte quando o índice avalia as séries finais do fundamental: apenas 12 das 42 cidades atingiram as metas. Mesmo assim, a média do Sudoeste (5,0) ficou acima da do Paraná (4,9) e do Brasil (4,7).
Para o presidente da Amsop e prefeito de Santa Izabel do Oeste, Moacir Fiamoncini, o abismo na qualidade da educação oferecida pelas prefeituras e pelo governo estadual é fruto de uma estruturação maior das redes de ensino municipais.
“Nos últimos anos as prefeituras, de um modo geral, buscaram estruturar muito bem a rede de ensino municipal, desde os centros de educação infantil até as escolas. E isso aconteceu ou por meio de programas federais para aquisição de ônibus, construção de escolas e compra de merenda, ou por conta própria dos gestores, através da estruturação da carreira dos professores, implantação de novas metodologias e tecnologias e capacitação profissional”, diz.
Sobre o Ideb
O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira e os resultados foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação, mas com base em dados de 2017. O índice avalia o ensino fundamental e médio no País, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).