Governador recebe Programa Oeste em Desenvolvimento em Curitiba

A reunião teve uma ampla pauta sobre questões decisivas para o Oeste do Estado e fomentou tratativas estratégicas para o desenvolvimento regional, como a logística e a educação.

DA ASSESSORIA- Líderes da Região Oeste foram recebidos na Capital do Estado pelo Governador Ratinho Júnior nesta quarta-feira (16) para tratar de assuntos importantes e ligados ao desenvolvimento regional. A reunião contou com as presenças do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, Marcel Micheletto e do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Já o Oeste em Desenvolvimento esteve representado pelo presidente Rainer Zielasko; pelo vice-presidente Alci Rotta Júnior que também é diretor da Caciopar e presidente do Conselho do Codesc; acompanhado do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; do presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola; dos empresários Paulo Beal (vice-presidente da Fecomércio) e Antonio Ruiz (presidente do Sintropar).
Uma das principais pautas da reunião foi o pedágio e suas recentes tratativas. Rainer Zielasko relembrou o protagonismo do Programa Oeste em Desenvolvimento diante da pauta e acompanhou a explanação técnica sobre a liberação dos lotes 3 e 6 de obras que interagem diretamente com o Oeste Paranaense. “Esses lotes comportam obras grandes e importantes para o Oeste do Estado, traçando dois trechos importantes para nossa logística e economia. Nossa preocupação sempre esteve alinhada ao valor repassado ao usuário e a realização destas obras estruturantes e tão necessárias”, declarou o presidente.
“A produção e o desenvolvimento que temos em nosso território justificam os investimentos que precisamos. Essas obras atingem diretamente nossa competitividade e crescimento. Uma Região como o Oeste do Estado do Paraná precisa ter garantias de que o esforço e o planejamento que tanto enfatizamos se concretize em qualidade de vida e com uma economia cada vez mais forte”, declarou o presidente do POD.
Outra preocupação com a liberação dos lotes, segundo Zielasko, é com a aprovação do Projeto de Lei 1712/22 permite que as concessionárias de rodovia beneficiadas pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi) optem pelo pagamento unificado de tributos, equivalente a 4% da receita mensal. “Fomos informados que os benefícios previstos no PL 1712/22 serão aplicados mesmo com o adiantamento destas obras. Isso traz um pouco mais de tranquilidade ao processo e permite que se aplique os efeitos da PL em todos os lotes”, conta, afirmando que os esforços agora serão concentrados em garantir essas vantagens.
Um dos encaminhamentos do encontro é a realização de um evento pela da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística que compõe o Programa Oeste em Desenvolvimento sobre o assunto, reconstruindo uma linha do tempo e trazendo os aspectos técnicos que levaram a decisões importantes nos últimos meses.
ENTENDA – A importância da aprovação do Projeto de Lei 1712/22 permite que as concessionárias de rodovia beneficiadas pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi) optem pelo pagamento unificado de tributos, equivalente a 4% da receita mensal. Isso pode resultar em até 20% de redução na tarifa ao usuário.
APOIO – Rainer Zielasko e Alci Rotta Junior também trataram outras temáticas do Oeste, entre elas a educação. O Governador Carlos Massa Ratinho Junior, reafirmou seu compromisso com a Região Oeste. “Nossas ações são pautadas em atender as demandas deste território e esse encontro aproxima nossas intenção de contribuir de forma cada vez mais assertiva com o desenvolvimento, isso se torna evidente quando contabilizamos os investimentos que servem para consolidar cada vez mais o crescimento e a qualidade de vida dos paranaenses, declarou o Governador.

Post recentes