Faciap participa de evento nacional sobre associativismo

Evento reuniu líderes empresariais e políticos na Associação Comercial da Bahia, a mais antiga do Brasil, para discutir o fortalecimento do associativismo no Brasil

A Faciap participou ativamente do primeiro “Encontro Nacional de Integração do Associativismo: Mais de dois séculos de cooperação e desenvolvimento”, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O evento ocorreu na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), a mais antiga do Brasil, reunindo líderes empresariais e políticos para debater o fortalecimento do associativismo como ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social do país.

O presidente da Faciap, Flávio Furlan, esteve presente junto com uma comitiva do Paraná, que contou com a participação de Siro Canabarro (presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC), Giorgia Bin Bochenek (presidente da ACPG), Vera Antunes (presidente da ACIL), Carlos Barbieri (presidente da ACIM) e Rodrigo S. Geara (superintendente da ACIL), na foto acima com o superintendente da CACB, Carlos Rezende, (ao lado do presidente Furlan), entre outros.

União e representatividade

O evento reuniu representantes de 20 estados brasileiros, reforçando a importância do associativismo na construção de um ambiente econômico mais competitivo e sustentável. O presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, destacou o papel da ACB como berço do movimento associativista no Brasil e nas Américas, relembrando sua fundação há 213 anos.

Cotait enfatizou a necessidade de união do setor para a criação de pautas de interesse nacional. “Nosso sistema é capilar, municipalista. Precisamos compreender quem somos, e aqui começa esse processo que estamos chamando de G50, mas que pode se tornar G60, G150, reunindo as principais Associações Comerciais para fortalecer o sistema”, afirmou. Ele ainda reforçou a relevância do associativismo na defesa de causas que promovam o crescimento econômico e combatam as desigualdades: “Nosso movimento é político, mas não partidário. Estamos aqui para defender pautas que contribuam para o desenvolvimento do Brasil”.

O presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, ressaltou a importância do encontro para a união do setor produtivo. “Com essa integração, fortalecemos os laços entre estados e reafirmamos nosso papel na construção de um país mais próspero. Ninguém faz nada sozinho. O associativismo é a chave para uma transformação econômica e social sustentável”.

Com essa participação, a Faciap reforça seu compromisso com o fortalecimento do associativismo e a busca por soluções inovadoras para o crescimento das empresas e do ambiente de negócios no Brasil.

Post recentes