O comércio paranaense enfrentou uma leve variação nas vendas alusiva ao Dia dos Pais de 2024, com uma diminuição de 1,1% na média estadual, conforme levantamento realizado pela Faciap em parceria com a Datacenso. Em Curitiba, a variação foi de -3,3%. No entanto, regiões como Ponta Grossa e Cascavel apresentaram crescimento, com aumentos de 0,6% e 0,9%, respectivamente.
A pesquisa também revela um avanço positivo na presença online dos comerciantes, com 59% dos entrevistados mantendo canais de venda digitais. Francisco Beltrão destaca-se com 69% dos comerciantes ativos no ambiente digital.
Otimismo para o Futuro
Apesar dos desafios recentes, o comércio paranaense demonstra um espírito otimista em relação ao futuro. Muitos comerciantes estão confiantes na melhora das vendas neste segundo semestre com a proximidade do fim de ano quando o comércio sente o impacto positivo do 13º salário.
Fernando Moraes, presidente da Faciap, ressalta que a pesquisa reflete a resiliência e o dinamismo do comércio local. “A leve variação nas vendas do Dia dos Pais nos incentiva a explorar novas estratégias, especialmente no âmbito digital. É encorajador ver o otimismo dos comerciantes que estão se preparando para o segundo semestre e aproveitando as oportunidades das vendas de fim de ano”, afirma Moraes.
Pagamentos e estratégias em ascensão
A pesquisa também destaca mudanças na forma de pagamento utilizada pelos consumidores. Em 2024, 38% das compras foram realizadas a prazo com cartão de crédito, enquanto os pagamentos a vista com cartão de crédito cresceram para 31%.
Para impulsionar as vendas e fidelizar clientes, 73% dos comerciantes adotaram promoções e descontos, e 43% utilizaram redes sociais para divulgar suas ofertas, refletindo a crescente importância do marketing digital no cenário atual.
Com uma abordagem inovadora e a preparação para as oportunidades futuras, o comércio paranaense segue em frente com confiança e determinação.
Com retração das vendas, ações estratégicas se tornam necessidade para associados
Vendas no Dia dos Pais foram menores em 2024
O mercado sofreu retração em vendas no Dia dos Pais em 2024, no comparativo com a mesma data em 2023, conforme aponta a pesquisa encomendada pela FACIAP ao DataCenso. A média no Paraná foi 1,1% menor que no ano anterior, tendo como maior diferença a região da capital, onde a retratação passou dos 3%.
Entre os pontos apresentados pela pesquisa como possíveis causadores dessa retração estão a alta taxa de juros, inflação elevada, a priorização por outras despesas, além da competitividade do mercado online.
Ao olharmos para essas perspectivas, sabemos que parte delas não conseguimos influenciar diretamente, porém, ações estratégicas voltadas para a conexão entre o comércio local e o mercado online se tornam cada dia mais essenciais. E é neste ponto que nós, enquanto associações comerciais, precisamos concentrar nossos esforços.
O digital ainda é uma ferramenta sub-utilizada por boa parte do comércio paranaense. Também segundo dados da pesquisa, apenas 58% dos comerciantes utilizam o WhatsApp como ferramenta de negócios; o Instagram e Facebook até apresentam um número superior (65%) mas longe do ideal para ter competitividade de mercado.
Enquanto associações comerciais, devemos dedicar esforços em pequenos treinamentos para que nossos associados possam entender como encaixar essas ferramentas em seus negócios. Seja para relacionamento com o cliente, seja para apresentação dos produtos, ou efetivamente como um canal de vendas.
Temas que podem ser explorados:
- Como atender seu cliente pelo WhatsApp;
- Como montar um catálogo de produtos no WhatsApp Business;
- Como estruturar uma estratégia de vendas no WhatsApp;
- Como produzir conteúdo que engaje e conecte com seu cliente nas redes sociais;
- Como manter uma rede social ativa;
- Como fazer anúncios nas redes sociais;
Precisamos conectar nossos associados e seus negócios às ferramentas digitais para potencializar os negócios locais. Sabemos da importância do relacionamento nos negócios, mas o digital vem ganhando espaço e precisa ser utilizado em sua máxima potência. Juntos podemos fortalecer nossos associados!
Veja o relatório da pesquisa AQUI