
Força da união e otimismo para o futuro demonstrada hoje na reunião semanal da ACEPB
A cidade de Pato Branco se tornou o epicentro do associativismo paranaense nesta terça-feira, 10, ao receber o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), Flávio Furlan, que participou da reunião semanal da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB). O encontro destacou a vital importância do movimento associativista para o desenvolvimento do estado, reafirmando a união como alicerce para o progresso.
Flávio Furlan, que já havia participado da posse da nova diretoria e da celebração dos 65 anos da ACEPB no início do ano, expressou sua satisfação com o notável avanço da entidade e a colaboração do associativismo para o desenvolvimento do sudoeste paranaense. “É visível o quanto Pato Branco evoluí no movimento associativista, fico feliz, sempre somos muito bem recebidos aqui pela comunidade pato-branquense”, ressaltou o presidente da FACIAP, enaltecendo a relevância da ACEPB dentro do sistema associativista do Paraná.
Estratégias da FACIAP: Capacitação e integração para novos tempos
Questionado sobre as estratégias prioritárias da FACIAP, Furlan enfatizou a necessidade de adaptação em um mundo de rápidas transformações no comércio, nas empresas e na indústria. Ele destacou a crescente integração entre as entidades do G7 do setor produtivo, o que fortalece o segmento. “Eu acredito que o empresário hoje se deu conta da capacitação, e da união para conseguir atingir os objetivos que são necessários para o progresso e desenvolvimento”, afirmou, reforçando o papel fundamental do associativismo na capacitação e união dos empresários.
Visão de Futuro: Otimismo e resiliência diante dos desafios nacionais
Em relação aos rumos do Brasil, o presidente da FACIAP demonstrou otimismo inabalável. “Olha, a gente tem a visão de que não tem como dar errado. Por mais que tentem nos derrubar, nos atrapalhar, as nossas riquezas, tanto naturais quanto de pessoas, elas são muito fortes”, declarou. Flávio Furlan reiterou sua crença na força da união da classe empresarial, praticada no associativismo, como um escudo contra as dificuldades e necessidades. “Essa união da classe empresarial que a gente pratica dentro do associativismo, não vai deixar que a gente possa sucumbir diante de tantas necessidades e dificuldades”, concluiu.
Reconhecimento e Celebração em Pato Branco
Ivan Orlandini, presidente da ACEPB, expressou sua satisfação em receber a cúpula da FACIAP. Ele mencionou a troca de ideias e o alinhamento com o que acontece no Paraná, além de celebrar o reconhecimento da ACEPB como um modelo. “É uma satisfação, um dia diferente e feliz para o associativismo em nossa entidade”, disse Orlandini, destacando os índices e metas alcançados pela associação, resultado de um planejamento estratégico bem-sucedido.
Integração
Lourival Macedo, vice-presidente da FACIAP, que acompanha o presidente nesta visita reforçou a importância do momento para a federação, que representa 290 associações comerciais em todo o Paraná. Ele salientou a relevância de associações como as de Pato Branco e Francisco Beltrão para o Sudoeste. “Nós estamos aqui hoje fazendo essa integração”, afirmou Macedo, mencionando a capacitação para executivos das associações comerciais da coordenadoria e a confraternização com a diretoria da ACEPB. Ele descreveu a associação de Pato Branco como “pujante, forte e que contribui com o desenvolvimento local”, enfatizando o papel ativo do associativismo no desenvolvimento socioeconômico e nas ações do município. Macedo finalizou a entrevista reiterando que o associativismo é um pilar de sustentação para os empresários. “Os empresários associados transformam completamente uma cidade”, concluiu, sublinhando o impacto positivo da união e da colaboração.

TExto e Fotos: Assessoria de Comunicação da ACEPB