Coordenadorias cumprem agenda extensa em Curitiba

Os presidentes das coordenadorias da Faciap tiveram uma agenda extensa em Curitiba nesta quinta-feira (25). Pela manhã, eles se reuniram com técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), para conhecer projetos da pasta em que a entidade pode contribuir e colaborar.

O presidente da Cacier, Carlos Nascimento, destacou a importância desse tipo de parceria. “É fundamental que as ACEs tenham parceria com o Governo do Estado, pois muitos projetos acabam não chegando na ponta. A ideia é entendermos como funciona, como podemos ajudar, e levar nossas associações para falar com o poder público”.

O presidente da Cacinp, Fabiano Inoue, endossou a opinião. “Queremos nos colocar à disposição. Também agradecemos o contato com os técnicos que trabalham muito pela pasta e fazem os projetos chegarem nas cidades.”

Marcos Junior Marini, Diretor de Projetos da SEPL, apresentou as áreas da secretaria e a atuação de cada uma delas. Também destacou projetos importantes para o desenvolvimento dos municípios do estado, como o Paraná Produtivo e o Conecta 399. “São duas grandes ferramentas, precisamos do apoio das coordenadorias e estamos a disposição pra fazer um trabalho conjunto e fazer um trabalho em parceria para fortalecer o Paraná”

Criado em 2021, o Paraná Produtivo identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O programa tem como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação de ações propostas.

Já o Programa Conecta399 visa fortalecer a capacidade dos 399 municípios do Paraná para implementar e avançar com projetos cruciais para o desenvolvimento local. Promovido pelo Governo do Estado, oferece suporte técnico, político e gerencial aos municípios, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento. Esse apoio abrange desde a preparação e elaboração de projetos até a execução e prestação de contas, incluindo a busca por recursos federais e a preparação para concorrências em editais nacionais e internacionais.

Reunião na Faciap

No período da tarde, os presidentes das doze Coordenadorias da Faciap se reuniram na sede da Federação, em Curitiba, para discutir uma pauta de trabalho. O encontro teve como convidado especial o palestrante Fabiano Zanin, que apresentou uma proposta do IBGL Brasil – Instituto Brasileiros de Gestão e Liderança, do qual é presidente, que visa a realização de uma parceria para levar uma metodologia às empresas do sistema Faciap, a fim de incentivá-las a tirar metas do papel de uma forma mais rápida. 

O convênio envolve metodologia e mentoria especializadas, tecnologia e inteligência artificial. Conforme explica Zanin, o programa auxilia na melhoria da performance e da eficiência de gestão. “Nosso objetivo é fazer a empresa dar certo”, disse, ao destacar que um dos principais problemas das empresas hoje está relacionado ao marketing comercial. “Houve grandes mudanças na forma de se relacionar, de comprar, players gigantes de tecnologia vindo para o Brasil, a internet, a inteligência artificial e muitas empresas não conseguiram acompanhar”, disse.

Habitat de Inovação

O vice-presidente para Inovação da Faciap, Ronaldo Couza, apresentou o atual status do Habitat de Inovação, hub criado durante o Congresso Empresarial de 2023, em Foz do Iguaçu, que visa trazer à tona as inovações do setor e colocá-las em contato com o mercado. Ele disse que o núcleo de Inovação da Faciap está mapeando em todo o Estado os núcleos de inovação existentes e em formação para criar estratégias de divulgação e interação com o mercado, além de estudar formas de incentivo. A reunião de hoje contou com a presença de representantes das Associações Comerciais de Mamborê e Francisco Beltrão, que conheceram o funcionamento do habitat. 

Pesquisa Faciap

A coordenadora de Comunicação e Marketing da Faciap, Vanessa Franco, apresentou aos presidentes das Coordenadorias, o potencial das pesquisas realizadas pela Faciap e o Grupo Datacenso.  Ela relatou que o objetivo é fazer com que as associações comerciais ajudem a divulgar estas pesquisas, realizadas em datas comerciais importantes, junto aos empresários. “Essas pesquisas permitem que os empresários tenham uma ideia clara de quanto os consumidores estão dispostos a gastar e em quais produtos estão mais interessados. Isso ajuda na preparação de estoques adequados e na elaboração de estratégias de marketing mais eficazes”, disse Vanessa.

 

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