A organização e a sofisticação empresarial foram dois dos aspectos de empresas do interior gaúcho que mais impressionaram diretores e empresários de cidades do Oeste do Estado que participaram de viagem técnica organizada pela Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná. A viagem, de quatro dias, percorreu empresas em São Leopoldo, Parobé, Gramado, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.
“Quarenta e quatro empresários tiveram uma experiência incrível, que fortalecerá seus negócios e também atuais e futuros projetos da Caciopar”, diz o presidente da entidade, Sergio Marcucci, que é de Marechal Cândido Rondon. A primeira visita foi feita ao Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo. A comitiva visitou uma empresa que foi incubada, a Altus, que atua no setor de TI (Tecnologia da Informação) e que hoje presta serviços para a Petrobras.
O Parque Tecnológico tem 18 anos e conta com 75 empresas, e destas, 30 estão incubadas. A média salarial paga no Tecnosinos é de R$ 3,4 mil. São mais de seis mil funcionários e o faturamento anual já chega próximo de R$ 1 bilhão. Depois, a caravana seguiu para Parobé, onde funciona a fábrica da Bibi Calçados. Os empresários foram recebidos pelo proprietário do grupo, Marlin Kohlrausch. Na cidade, são 1,5 mil funcionários e o método de fabricação empregado é quase artesanal.
A estrutura da Bibi é simples, mas altamente funcional. A empresa tem até um banco de talentos que forma a equipe. O grupo está presente em mais de 65 países, entre eles a China. Em Gramado, a caravana assistiu ao show A fantástica fábrica de Natal, que recebe expectadores do mundo todo. Já em Nova Petrópolis, os integrantes da viagem técnica conheceram a história da primeira cooperativa de crédito do Brasil, que deu origem à Sicredi, fundada pelo padre Theodor Amstad.
Os empresários ainda estiveram na Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves. A empresa cultiva mais de 40 tipos de uvas e é a maior exportadora de vinhos do Brasil. Ela conta com seis projetos em quatro regiões brasileiras, no Rio Grande do Sul e na Bahia. A última parada, antes do retorno, foi à Casa Valduga, outra das conceituadas vinícolas da região de Bento Gonçalves.
Fonte: Caciopar