CACISPAR em parceria com o SEBRAE

 O Módulo 1 do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Cacispar, em parceria com o Sebrae, foi concluído na última sexta-feira, 23 de fevereiro. O treinamento iniciou na quinta, 22, no auditório do Sebrae de Francisco Beltrão. O objetivo da capacitação é formar e aperfeiçoar líderes capazes de transformar cenários e promover o desenvolvimento socioeconômico da região Sudoeste do Paraná. “Esse curso vai ao encontro de um projeto do desenvolvimento territorial e que nós conseguimos, em parceria com o Sebrae, colocar em prática. Para nós é uma grande satisfação. Temos certeza que vai desenvolver novas lideranças e com isso vamos ter o desenvolvimento regional e do associativismo que nós tanto buscamos”, disse Jair dos Santos, presidente da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná).

 O curso se divide em três módulos, onde serão trabalhados a definição de liderança, o perfil do líder contemporâneo, características essenciais da liderança transformadora, comunicação e cooperação. Os módulos 2 e 3 também acontecem em Beltrão nos dias 1º e 2/3, 15 e 16/3. De acordo com Jair dos Santos, sabe-se que na atual sociedade, sem capacitação e engajamento de lideranças, não aparecem os tão esperados resultados positivos. “É por isso que a Cacispar e o Sebrae investem forte para que possamos alcançar os resultados que sonhamos”. A capacitação é comandada por Adilson Santos, consultor do Sebrae. “É uma capacitação para secretários e presidentes de associações para que eles possam exercer a liderança de uma forma mais contundente, madura, para as transformações e desenvolvimento do nosso território”, observa Adilson.

Faltam lideranças no Sudoeste?

Para Adilson, “essa é uma demanda permanente”. “Posso afirmar que há maneiras de progredir a nossa região [na questão de lideranças]. Nesse treinamento trabalharemos fundamentos para criar condições para que o desenvolvimento aconteça. Para isso é preciso haver coesão para o sucesso”, entende o consultor.

Maria Áurea Mülhmann, consultora de negócios do Sebrae para a região Sudoeste, também explanou na abertura da capacitação. “Vamos trabalhar com líderes de toda a nossa região. Foram convidados 35 líderes que irão trabalhar políticas públicas para o desenvolvimento, sempre tendo como base as micro e pequenas empresas. Montou-se um grupo de compras governamentais, acesso ao crédito, educação, inovação e tecnologia, e  o sub-grupo de associativismo. E nesse trabalho inicial coloca-se a importância de preparar líderes para os nossos municípios”. “Em outras palavras, é preciso parar de esperar que somente o poder público resolva as questões do dia a dia”.

Sucessão empresarial

É um grande problema visto nas empresas e que será trabalhado nesse projeto. A afirmação de Maria Áurea diz respeito ao papel do líder nas organizações empresariais. “Ele constrói, ele faz uma empresa eticamente correta. Aí esse empresário tem um filho que diz: pai, eu vou ser engenheiro, vou ser médico, eu não quero ser empresário. É muita sobrecarga sobre ele, e a criança vê aquilo e não isso pra sua vida. A sucessão empresarial será abordada no módulo educação, que trabalhará o empreendedorismo nas escolas”, explica Maria. Segundo ela, na manhã do dia 6 de março será apresentado, no Sebrae de Pato Branco, projetos desenvolvidos na capacitação de líderes. “Será a apresentação dos projetos que esses líderes estão construindo no curso. Não adianta apenas idealizar no papel, tem que sair (do papel) e surtir resultado”, entende Maria Áurea.

 

Post recentes