Presidentes e diretores da CACINP e das Associações Comerciais do Norte do Paraná, bem como executivos do COPENORTE, marcaram presença no “Congresso Empresarial Paranaense” realizado pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) neste final de semana, entre os dias (09) e (10) de novembro em Foz do Iguaçu (PR).
O Congresso começou com oficinas técnicas com os seguintes temas: Poderes Especiais (Negociação), Alta Performance (Produtividade), Coragem (Oratória) e Inteligência Emocional. Paralelo a isso, acontecia Painel Técnico sobre Conselhos de Desenvolvimento e Painel Técnico sobre Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC).
O papel das Sociedades Garantidoras de Crédito (SCG) no desenvolvimento das cidades foi tema de um painel mediado pelo presidente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta. Isso porque o Paraná é destaque no setor em relação a outros estados. As seis Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC) paranaenses atingiram a marca de R$ 100 milhões de garantias concedidas a micro e pequenas empresas nos últimos seis anos.
No dia 09, sexta-feira, no período da tarde, aconteceu uma reunião com o Presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa com os Presidentes das Associações Comerciais, onde os líderes das associações comerciais puderam tirar dúvidas sobre o sistema, trocar experiências e conversar com o presidente da Faciap para saber mais sobre a atuação da federação e como ela pode contribuir com o crescimento das entidades.
“Abertura do Congresso”
A abertura oficial do Congresso Empresarial Paranaense lotou a plenária do Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, no início da tarde de sexta-feira (09). O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, abriu o evento falando sobre o principal objetivo de reunir empresários de todo o Estado: aproximar as associações comerciais, levando conhecimento e novidades do varejo para que todas estejam prontas para atender empresários e ajudá-los a crescer, e também gerar negócios. "Nós fazemos o Congresso Empresarial Paranaense para todas as entidades que trabalham todos os dias para fazer o Estado crescer", disse ele.
A governadora do Paraná, Cida Borghetti, lembrou do papel que o micro e o pequeno empresário tem na movimentação da economia e relembrou ações que o Governo do Estado colocou em prática voltadas para o setor produtivo. "A parceria com a Faciap é importantíssima para que o Estado receba as demandas do empresariado e mantenha o canal de diálogo sempre aberto", disse ela.
Já nas palestras magnas, foram abordados os seguintes temas: Digital Influencer com a jornalista Mônica Salgado, Como criar fãs em torno do seu negócio, com Anderson Cavalcante – CEO Editora Buzz, XP Investimentos com Marco Saravalle, "Quero Ser CEO" com Antonio Maciel Neto – Ex CEO da Caoa, Ford e Grupo Itamarati, Case da Escola de Educação Executiva Conquer com Hendel Favarin e Sidnei Junior, Sandra Pires – Ex-jogadora de vôlei, Primeira brasileira campeã olímpica no Vôlei de Praia feminino – Atlanta/EUA 1996, Carlos Alberto Sardenberg – Jornalista e âncora do programa CBN Brasil que desenhou o cenário para o Brasil para os próximos quatro anos, com o governo Bolsonaro agora eleito e por fim houve a palestra com Robinson Shiba – Presidente do Grupo Trend Foods / China In Box / Gendai.
Segundo o Presidente da CACINP, Pedro Mazei, o evento superou todas as expectativas, com muita ousadia e inovação. “Tenho participado de vários congressos e todos com muito sucesso, mas, esse superou as expectativas pela ousadia da inovação. Parabéns a todos os Diretores e colaboradores da FACIAP e da empresa organizadora. Temos orgulho de fazer parte do sistema! ”, disse ele.
Mais informações no site: http://site.faciap.org.br/faciap/noticias