Uma pesquisa recentemente promovida pelo Sebrae apontou que 54% das 70 micro e pequenas empresas de Campo Mourão abrangidas na sondagem não participaram de processos de compras governamentais por licitação nos últimos 36 meses. Aquelas que participam de compras públicas revelaram que tiveram um aumento médio de 21% no faturamento, de 17% na produtividade da equipe, de 14% no número de funcionários e de 13% na rentabilidade de produtos e serviços.
A realização da pesquisa antecedeu o lançamento do programa Compra Campo Mourão, que aconteceu na semana passada. Contribuir com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs’) de Campo Mourão, através de uma maior participação nas compras públicas e governamentais, é o objetivo do programa encabeçado pelo Sebrae e que tem o apoio de entidades empresariais, do Observatório Social e do Município.
A pesquisa mostrou que predomina a participação das MPEs nas licitações públicas realizadas pela Prefeitura de Campo Mourão: 84%. Porém, participam também de licitações do Governo do Estado (22%), do Governo Federal (9%), de escolas municipais (6%), da Copel (3%) e da Sanepar (3%). De acordo com o levantamento, as vendas para o poder público representam, em média, 9%.
Os micro e pequenos empresários ouvidos que concorrem nas compras governamentais apontaram outros reflexos positivos dessa participação: maior respeitabilidade da empresa, maior referência no mercado (75%), elevação do faturamento (75%), conquista de novos clientes (61%), melhoria da rentabilidade de produtos e serviços (57%), melhoria das condições de trabalho, do clima interno (50%), aumento da produtividade da equipe (46%) e elevação do número de funcionários (25%).
Perfil
Foram pesquisadas MPEs dos mais diferentes ramos de atividades: de serviços de manutenção automotiva, peças, pneus a marcenarias, de confecção de uniformes a papelaria, de construtora a serviços gráficos, por exemplo. O tempo médio de mercado dessas empresas é de 15 anos, com faturamento médio de R$ 920.500,00 em 2012.
Dezoito por cento dos empresários entrevistados que não participaram de licitações públicas alegaram que falta informação sobre as compras. A maioria deles – 68% afirmam que sabem da existência da oportunidade de micro e pequenas empresas se tornaram fornecedoras do governo ou empresas estatais, economia mista, etc. Mas 61% deles revelaram que não têm interesse em participar de licitações públicas. Trinta e cinco por cento acreditam que o processo de venda é muito burocrático, 13% acham que o tempo para receber é muito longo e outros 13% consideram os preços pagos pelo setor público muito baixos.
Questionados se estão dispostos a empreender esforços para se preparar para fornecer ou incrementar as vendas para o setor público, 53% dos entrevistaram afirmaram que sim, 33% que não e 14% que não sabe.
Oportunidades
Entre as vantagens apontadas de ser um fornecedor do segmento governamental os entrevistados apontaram o recebimento garantido (33%) e a oportunidade de fechar negócios maiores (23%) e do fornecimento constante (20%). Sessenta e um por cento dos entrevistados não sabia que as MPEs têm vantagens e benefícios legais nas compras públicas.
A vantagem mais conhecida é do empate ficto (faculdade de apresentar uma nova proposta, após o encerramento da disputa, caso a proposta destas sejam iguais ou até 10 % (ou 5% para pregões) superiores a proposta da licitante mais bem classificada.), mas as MPEs também são beneficiadas com menos burocracia em documentação, regularidade fiscal tardia, licitações exclusivas (até R$ 80 mil), entre outras.
O desenvolvimento do programa Compra Campo Mourão é resultado de parceria do Sebrae com a Associação Comercial e Industrial (Acicam), Observatório Social e Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam). Mas a ação tem o apoio também da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), da Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), Sistema Fiep e do Município.
Capacitação
A Acicam e o Sebrae oferecerão, no período de 3 a 6 de novembro, uma capacitação sobre Como Participar de Compras Governamentais, para empresas que pretendam tornarem-se fornecedores públicos. A capacitação tem 16 horas e as inscrições podem ser feitas na Acicam, pelo telefone (44)3518-8000.
Fonte: Imprensa Acicam