Acorda Comcam alerta sobre importância da representação

O material de divulgação do movimento Acorda Comcam/2014, que começa a ganhar as ruas de Campo Mourão e da região com o aquecimento da campanha eleitoral em andamento, é fundamentado em uma reflexão proposta aos eleitores de todo o Vale do Piquirivaí: “Representação Política faz diferença?”. É defendido o voto consciente em benefício da região e aos eleitores é feito um apelo: “Nesta eleição escolha o melhor para a nossa região!”.

O panfleto preparado para ser distribuído aos mourãoenses apresenta um gráfico em que estão listadas as 20 cidades paranaenses melhores classificadas atualmente no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. No cálculo do IDH são computados dados estatísticos referentes à educação (taxas de alfabetização e escolarização), longevidade (expectativa de vida da população) e renda (PIB per capita).

Campo Mourão é atualmente o 25º classificado no IDH em âmbito estadual, superado por vários municípios de menor porte em termos populacionais e econômicos. É o caso de Quatro Pontes (3º), Dois Vizinhos (11º), Ivatuba (12º), Medianeira (13º), Serranópolis do Iguaçu (16º), Rio Negro (19º) e Cornélio Procópio (20º). “Unidos podemos melhorar” concita o movimento Acorda Comcam/2014.

Mas quando surgiu o Acorda Comcam – que está na terceira edição –, a situação de Campo Mourão era muito pior. O Município era o 74º classificado no IDH e a constatação, na época, foi que as cidades e regiões com deputados estaduais e federais locais – a exemplo de cidades da região Oeste – destacavam-se no IDH, principalmente em razão da canalização de expressivos investimentos públicos em áreas essenciais.

O movimento busca conscientizar os eleitores do Vale do Piquirivaí no sentido de que votem em candidatos a deputado estadual e federal da própria região, posicionando-se contra aqueles que aparecem na região somente em períodos eleitorais (paraquedistas).

Acorda Comcam

O movimento Acorda Comcam surgiu nas eleições de 2006 com o objetivo de assegurar representatividade parlamentar própria de Campo Mourão. Com cerca de 230 mil eleitores, o Vale do Piquirivaí não contava na época com nenhum deputado estadual ou federal. Já na primeira edição do movimento regional, a evasão de votos para candidatos paraquedistas foi reduzida em oito municípios da região e o Vale do Piquirivaí passou a contar com o deputado estadual Douglas Fabrício.

Em 2010, aconteceu novamente o Acorda Comcam, um movimento político, mas apartidário. Na segunda edição do movimento, a região elegeu três deputados: Rubens Bueno (federal), Douglas Fabrício e Marla Tureck (estaduais).

 

Fonte: Imprensa Acicam

Post recentes