×

Conselho de Administração da Faciap faz última reunião mensal

Os representantes do Conselho de Administração da Faciap (CAD) se reuniram nesta segunda-feira, 12 de dezembro, na sede da Federação em Curitiba, para o último encontro do ano. Na pauta, um balanço das atividades realizadas pelo sistema Faciap e a abordagem de ações que beneficiem o sistema Associativista no Estado.

O superintendente da Faciap, Márcio Vieira, fez a apresentação financeira da entidade e discorreu sobre o sucesso alcançado no 5º Congresso Empresarial Paranaense, ocorrido nos dias 25 e 26 de novembro, em Foz do Iguaçu, um dos maiores eventos já realizados pela Faciap no Estado. “O feedback de patrocinadores e participantes não poderia ser melhor. Neste ano, pudemos dimensionar a interação do público no local e por meio do aplicativo”, afirmou Márcio, destacando que o App registrou 10.225 interações e 1.649 postagens. “O evento superou todas as nossas expectativas”, afirmou.

Faciap no Conselho de Contribuintes

A contadora Solange Leal Gibrim, representante da Faciap no Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), também usou a palavra para expor o trabalho quer vem realizando junto ao Conselho. Ela deu algumas dicas para os empresários sobre os assuntos mais recorrentes que chegam para a discussão e deliberação do Conselho, como por exemplo:

– Responsabilidade dos sócios incluídos como solidários credores dos autos de infração lavrados.

– ICMS de energia elétrica potencial ou efetiva, produtores rurais também é um assunto bastante recorrente no Conselho. Também é importante que os empresários dessa área tenham melhor conhecimento sobre como é analisada essa questão.

– Quanto ao ICMS, temos visto muito suprimento de caixa, presunção legal decorrente de ausência de escrituração ou emissão fiscal.

– Grande parte dos processos que nós analisamos e julgamos fica enfraquecida pela prova contábil.

– Efetividade das operações. Aqui se trata da questão de crédito de ICMS, muitos milhões, que por vezes o fisco não considera por falta de provas da efetividade.

Missão técnica

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, e o superintendente Márcio Vieira, anteciparam informações sobre organização de uma missão técnica empresarial para Milão (Itália), que ocorrerá de 15 a 18 de maio de 2023. A missão será organizada pela Invest Paraná, em parceria com a Promo Brasil-Itália, e envolverá o setor varejista nos segmentos de supermercados, têxteis, móveis, sapatos e aparelhos eletrônicos.

Aumento do ICMS

O presidente Fernando Moraes finalizou o encontro fazendo uma breve exposição sobre a participação da Faciap, coordenadorias e associações comerciais na tentativa de evitarem que o governo e os deputados estaduais aprovassem o pacote de medidas que aumenta o ICMS no Estado e onera a folha de pagamento, inchando ainda mais a máquina pública, com a contratação de 450 novos servidores para as novas secretarias. “Fizemos a nossa parte, que é representar o setor produtivo e lutar contra os abusos e o aumento do  imposto. Iremos continuar em contato com nossos deputados e nos manifestando sempre que necessário”, disse.  

 

 

 

Post recentes