Da assessoria/Cacispar – A quarta reunião da Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) em 2018, realizada segunda-feira, 23 de abril, na sede da entidade, em Francisco Beltrão, teve como pauta os seguintes assuntos:
XVI Convenção Empresarial da Cacispar – 19 de julho, em Pato Branco; palestra com o jornalista Clayton Conservani, da Rede Globo; apresentação de Pesquisa de Satisfação Cacispar; agenda de eventos da entidade e demandas regionais a serem apresentadas aos candidatos nas Eleições 2018.
O empresário Jair dos Santos é o presidente da Cacispar até o dia 31 de dezembro. Ele agradeceu a expressiva participação das lideranças regionais no encontro. “É uma grande satisfação poder reunir membros da classe empresarial associativista, que faz um trabalho voluntário e com bastante dinamismo. Mais uma vez foi um debate aberto, franco. Percebo que a cada dia as pessoas estão mais entusiasmadas com o associativismo”, disse Jair.
E as associações empresariais (ACEs) do Sudoeste vêm passando por mudanças em suas diretorias. Esse fato traz para dentro das entidades novas lideranças, muitas delas jovens e com grande desafio pela frente. Sobre isso, Jair sugere cada vez mais engajamento dos representantes de ACEs. “Queremos que todos se entusiasmem no processo associativista”. Outro ponto apontado por Jair é a agenda de eventos cumprida pelos membros de ACEs nos primeiros quatro meses de 2018. Somente da Cacispar foram 23 eventos representados por diretores e colaboradores da entidade – de 29 de janeiro a 23 de abril. Os números foram apresentados pela secretária da Cacispar, Ana Maria Bordin. “A gente muitas vezes deixa de lado as empresas e o conforto do lar, mas avalio como positivo porque isso nos faz crescer. Até porque temos que cumprir com o que a gente assumiu”, reflete Jair.
Assume em janeiro
O empresário Carlos Manfroi, de Pato Branco, é o 1º vice-presidente e vice-presidente para assuntos de Finanças e Patrimônio da Cacispar. Carlos assumirá a coordenadoria no dia 1º de janeiro de 2019 e ficará no cargo até dezembro de 2020. Ciente de que tem um grande desafio pela frente, Carlos diz que cada ACE deve continuar apresentando novos produtos e serviços aos associados. “Cada associação deve continuar gerando resultados positivos [aos associados], é o verdadeiro objetivo dos nossos encontros aqui na Cacispar, de poder trabalhar nas questões que influenciam no dia a dia de nossas empresas, principalmente neste período que vivemos momentos conturbados, em parceria com as esferas municipais, estaduais e federais”, analisa Carlos.
“Costumo dizer que a gente nunca está preparado, mas o restante vem com o trabalho em equipe, apoiado com os presidentes de associações empresariais, ouvindo os ex-presidentes da Cacispar. Acho que isso é bem importante. Já tenho mais de 10 anos trabalhando no associativismo, então a gente acaba sabendo como funciona o processo. O pessoal fala do give back [devolver] para a sociedade um pouco do que a gente recebe. Acredito que o associativismo de resultado nos dá um pouco mais de tranquilidade, porque quando uma equipe é boa, os desafios se tornam mais fáceis de serem superados”, encerra Carlos.
Sobre as “quedas de braço” entre municípios percebidas em determinadas regiões do País, Carlos entende que o desenvolvimento regional em comum deve prevalecer. “É preciso aproveitar o que cada um tem de melhor. Pela minha atividade profissional viajo bastante e, às vezes, eu traço um comparativo. Muitas vezes a gente se preocupa com questões internas e não se tem noção de que um município apenas, como Londrina, tem uma população maior do que a nossa região, e se desenvolve. Mas a nossa região é forte, pujante, e acredito que nesse formato que a Cacispar trabalha, existe a unificação para poder aproveitar o que cada liderança tem de melhor”.
Cartilha de reivindicações
A Cacispar, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), discute estratégias para elaboração de Cartilha de Reivindicações a ser entregue aos candidatos a cargos públicos nas Eleições 2018. Padronização do valor cobrado de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sinal de telefonia celular de qualidade, distribuição correta dos recursos públicos, arrecadados através de impostos, estão entre as demandas apresentadas na reunião de segunda-feira.
Convenção Anual
Aberta à classe empresarial do Sudoeste, estudantes e sociedade, a XVI Convenção Empresarial da Cacispar, agendada para o dia 19 de julho, em Pato Branco, tem como objetivos o debate de ideias, a análise do atual cenário econômico mundial, as novas perspectivas para o futuro, o fortalecimento do associativismo e a valorização das entidades representativas. Realizada anualmente em Francisco Beltrão, desta vez o evento muda de cidade pela primeira vez. Os palestrantes já estão confirmados. Cláudio Forner abordará o tema “O aprendiz” e Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda – Era Sarney – com a palestra “Perspectivas da economia brasileira”.